quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PERIGOS DA MÁ POSTURA NO TRABALHO

Rotina pesada e falta de exercícios físicos aliados a uma má postura no ambiente de trabalho são fatores que podem causar sérios problemas de saúde, provocando até mesmo o afastamento do funcionário do cargo.

"Muitas pessoas passam horas sentadas na mesma posição, o que, aliada ao sedentarismo, faz com que muita gente acabe com algum tipo de problema pela fraqueza do músculo esquelético"

São vários os tipos de problema que podem aparecer à longo prazo por conta da má postura no ambiente de trabalho. "Escoliose, trombofilia, hérnia de disco, artrose, espondilose, dentre outros, que graças ao pouco exercício praticado ,e consequentemente, à obesidade das pessoas, podem aparecer ou se agravar".

Muitas vezes, a rotina acaba fazendo com que as pessoas permaneçam em posições que podem causar problemas. "Ninguém consegue ficar em uma mesma posição por muito tempo, então não adianta tentar ficar em uma posição saudável durante todo o meu expediente se ele dura seis, sete ou oito horas".

Mikaelle Alves é gerente de uma empresa de rádio táxi de Manaus, coordenando 30 funcionários há um ano e meio. Por conta de problemas de saúde que teve por ficar tanto tempo sentada, ela conseguiu que a empresa providenciasse um levantamento técnico para oferecer uma estrutura que permita com que os trabalhadores fiquem na postura certa. "Altura das mesas, modelo de cadeiras, entre outras coisas. Mas mesmo que a gente ofereça a estrutura adequada, ainda assim, é preciso haver um trabalho de conscientização para que os funcionários fiquem em uma postura correta e não tenham problemas futuros", disse ao G1.

Dajany Carvalho, de 28 anos, trabalha desde 2009 no Call Center da empresa e admite que não costuma sentar na posição correta e sabe bem dos riscos que corre. "É complicado, porque trabalhando 12 horas se passa muito tempo sentado, e aí não deixa de ter alguma dorzinha, mas nada muito forte, apenas cansaço. Mas tenho consciência de que não fico na postura adequada, porque com muito tempo sentado, a gente muda muito de posição, e sei que isso pode causar problemas no futuro", explica.

As consequências da má postura muitos dias por semana podem provocar uma queda de rendimento no trabalho e, até mesmo, o afastamento do funcionário. "Os problemas derivados dessa má postura geram dores no quadril, articulações, joelho, tornozelo, músculo esquelético, entre outros. Com dor, o funcionário perde o foco e, em alguns casos, diante do agravamento do problema, precisam se afastar da função para poderem se recuperar".

Para evitar que esses problemas apareçam, é preciso abandonar o sedentarismo e fazer da posição recomendada para se sentar um hábito. "A posição recomendada para quem trabalha por muitas horas sentado é deixar as pernas em um ângulo de 90 graus com a coluna levemente inclinada e braços apoiados na mesa. Exercícios físicos são importantíssimos para o fortalecimento dos músculos esqueléticos, evitando assim, as dores que podem aparecer devido a má postura". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário