sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vamos a cavalo ... Saiba mais sobre a EQUOTERAPIA




A EQUOTERAPIA AJUDA A REABILITAR PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS OU DE ACIDENTES.




A Equoterapia nada mais é que a contituição de um prazeroso processo de aplicações dos melhores exercícios de coordenação que se conhece. Ao andar,  o cavalo faz com que o praticante execute, mesmo que ivoluntariamente, movimentos tridimencionais, horizontais e verticais. Esses exercicios produzem deslocamentos que atuam diretamente sobre o sistema nervoso profundo, responsável pelas noções de equilíbrio, distância e lateralidade.
Quem nunca viu uma sessão de equoterapia pode não entender e questionar o sucesso de um tratamento com cavalos, entretanto, os animais utilizados nesse processo são especificamente preparados, o que previne riscos consideráveis para o paciente.
Inicialmente, o praticante deve aprender como tratar e manusear o animal,  numa interação que gera confiança e segurança. Também são necessários profissionais qualificados e especializados, além de ambiente adequado para o emprego do método.

Add caption
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA:
* MELHORA O RELACIONAMENTO PSICOSSOCIAL
* MELHORA O EQUILÍBRIO
* REDUZ O ESTRESSE
* AUMENTA O AJUSTE TÔNICO
* BENEFICIA O ALINHAMENTO CORPORAL
* MELHORA A CONSCIÊNCIA CORPORAL
* AJUDA NA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
* AJUDA NA ORGANIZAÇÃO TEMPORAL
* AJUDA NA COORDENAÇÃO MOTORA
* AUMENTA A FORÇA MUSCULAR

A equoterapia deve ser iniciada mediante a aprovação médica, psicológica e fisioterápica. Cabe ao médico encaminhar o paciente ao tratamento e definir o momento em que ele deve ser suspenso. Embora a equipe básica de um centro de equoterapia seja composta de fisioterapeuta, psicólogo e equitador, ela pode ser ampliada e incluir terapeuta ocupacional, pedagogo, fonoaudiólogo e veterinário. As sessões podem ser realizadas em grupo, porém, o planejamento e o acompanhamento devem ser individualizados, não esquecendo a prioridade que deve ser dada a segurança física do praticante.
Na realidade, a equoterapia tem atuado como coadjuvante entre tantas terapias de reabilitação existentes. Seus benefícios alcançam diferentes grupos, como por exemplo, as pessoas com necessidades especiais com alterações neurológicas ou físicas, por exemplo, diagnóstico de PC (paralisia cerebral), patologias ortopédicas congênitas, ou adquiridas por acidentes, entre outras necessidades. 
Também exerce significativa influência nos casos de necessidades educativas, distúrbios comportamentais e na aprendizagem como, por exemplo,  em crianças hiperativas ou com dificuldade de concentração. Embora seja exercida principalmente ao ar livre, é interessante que haja local apropriado para os dias chuvosos e muito frios.

Add caption
INDICAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EQUOTERAPIA
* PARALISIA CEREBRAL
* DÉFICIT SENSORIAL
* ATRASO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR
* SINDROMES NEUROLÓGICAS
* AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)
* TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO
* LESÃO RAQUIMEDULAR
* AUTISMO
* HIPERATIVIDADE
* PROBLEMA MENTAL
* DIFICULDADE NO APRENDIZADO
* ALTERAÇÃO DE COMPORTAMENTO
* PSICOSES INFANTIS
* SEQUELAS DE PROCESSO INFLAMATÓRIOS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

* ADRIANA COUTO GRABRIEL DE ALMEIDA, é fisioterapeuta e professora de educação física.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE EQUOTERAPIA
- www.equoterapia.org.br (Associação Nacional de Equoterapia)
- www.equoterapia.com.br (Centro de equoterapia) ou e-mail:
equusvitaequoterapia@globo.com (Equus Vita)


Em Santa Catarina acesse:





Nenhum comentário:

Postar um comentário