sexta-feira, 22 de junho de 2012

O QUE É REUMATOLOGIA?


A reumatologia é a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos. Visando esclarecer algumas informações importantes da especialidade, a reumatologista Drª Bárbara Janke, enumerou as principais dúvidas a este segmento da medicina.


DIFERENÇA ENTRE REUMATOLOGISTA E ORTOPEDISTA!
Um médico reumatologista cuida basicamente de doenças associadas ao reumatismo, ou seja, existem mais de 200 tipos diferentes de doenças que formam o grupo de reumatismo, que de alguma maneira, ou em algum momento da vida fazem a pessoa sentir alguma dor ou limitação articular, de ossos, tendãom, ou de músculo. Esse profissional é praticamente um "investigador" dessas doenças, ou seja, um medico especialista em encontrar um tratamento certo para determinada dor reumatológica. A diferença do reumatologista para o ortopedista é que o ortopedista tem um enfoque mais técnico e traumatológico (atendimento a entorses, luxações e fraturas) é também o profissional responsável por realizar as cirurgias. Já o reumatologista cuida da parte clínica dessas doenças, com medicamentos, fisioterapia, entre outras ações médicas.

Doença de Raynaud
FRIO.... DOENÇA DE RAYNAUD
Doença de Raynaud é uma condição que afeta o fluo sanguíneo nas extremidades do corpo humano, mãos e pés - assim como os dedos, nariz, lóbulos das orelhas - quando submetidos a uma mudança de temperatura inferior ou estresse
Sintomas: a coloração da pele fica empalidecida, roxa ou avermelhada, além de fria e as vezes dormente.
Tratamento: é feito com medidas ambientais, afastando o paciente da exposição ao frio. Em alguns casos mais severos são necessários medicamentos e raramente, intervenção cirurgica. A maioria dos casos se dá pela exposição excessiva ao frio, sem outra doença associada. 

Artrite Reumatóide
O QUE É ARTRITE REUMATÓIDE?
Artrite reumatóide é uma doença crônica de causa desconhecida, que provoca dor, limitação de movimento e até deformidade podendo afetar adultos, em qualquer idade, e também crianças.
A característica principal é a inflamação articular persistente, mas ha casos em que outros orgãos são comprometidos. A doença costuma ser de instalação lenta e pouco agressiva, localizando-se inicialmente nas pequenas articulações das mãos.
A Artrite reumatóide é uma doença de dificil tratamento. Até 75% dos pacientes apresentam melhora quando são tratados com baixas doses de um numero minimo de medicação durante o primeiro ano da doença e por isso é importante procurar um reumatologista nos primeiros sintomas da doença.

Artrose de Joelho
O QUE É ARTROSE?
Artrose é uma doença degenerativa da articulaçao, sendo a forma mais comum das doenças musculoesqueléticas. Afeta principalmente as pessoas a partir da meia idade e envolve mais frequentemente as seguintes articulações: coluna cervical, lombar, joelhos, quadris e os dedos das mãos. "Quando 70% das pessoas acima dos 70 anos tem evidencias radiológicas desta doença e grande parte não apresenta nenhum sintoma, porém conforme a articulação comprometida, os casos podem ser bastante sintomáticos, e o tratamento precoce é de suma importância".

Nenhum comentário:

Postar um comentário