quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A MÃO COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO

Em alguns casos o uso da mão pelo fisioterapeuta é insubstituível e inevitável. É um dos instrumentos mais importantes quando o assunto é Fisioterapia
A mão já virou instrumento de trabalho do Fisioterapeuta. É com ela que muitas vezes concluímos um diagnóstico, tratamos e guiamos o paciente.

Talvez seja por esse motivo, que a Fisioterapia ficou muito popularizada como sendo a mesma coisa que a Massoterapia. Na verdade, a massagem é um mínimo pedaço da Fisioterapia. Geralmente o Fisioterapeuta utiliza suas mãos para guiar movimentos. Isso faz com que o paciente realize o tratamento proposto de maneira correta e segura, fazendo toda a diferença na hora da reabilitação.
A mão modifica todo um trabalho. Quando utilizada, inconscientemente o paciente sente mais segurança no tratamento e no profissional e isso ajuda à obter um resultado positivo. Hoje a população está muito carente de toque, e é por isso que esse gesto faz a grande diferença.
Quem já não ouviu algum paciente falar: “Fui no médico e ele nem tocou em mim, apenas receitou remédios.”. Essa frase é exatamente isso, a carência de toques faz, muitas vezes, com que a pessoa pense que se não tocar não foi examinado.
Na Fisioterapia a atenção que o paciente quer é basicamente de toques e correções.
O alongamento deve ser feito com o auxílio da mão do profissional. O fortalecimento deve ser feito com a mão do Fisioterapeuta guiando o movimento. Por causa desse contato direto com o paciente que a profissão é reconhecida como humanizada.
Portanto, após a faculdade, o Fisioterapeuta tem o privilégio de sair com o instrumento mais importante em toda a sua vida profissional: as mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário