terça-feira, 19 de junho de 2012

PROTEÇÃO NA MELHOR IDADE



MEDIDAS PREVENTIVAS PARA EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS COM IDOSOS





Com o passar dos anos, toda pessoa vai perdendo o vigor e força. A fraqueza osteomuscular e a debilidade do equilibrio são as maiores razões de acidentes domésticos. O idoso necessita de cuidados especiais. Uma queda aparentemente simples pode se tornar grave, considerando a fragilidade do corpo senil. Fraturas e hematomas são mais comuns nessa fase da vida. Para que isso seja evitado, algumas medidas preventivas devem ser tomadas em casa:

1O Piso não deve ser escorregadio. Portanto, não utilize cera nem outros produtos que reduzem o atrito.



2 Se tiver escadas em casa, todas deverão ter corrimãos. Nos beirais dos degraus, coloque fitas adesivas antiderrapantes de cores fortes para que o idoso visualize o degrau.



3 A casa deve ser bem iluminada. É importante que os interruptores sejam de fácil acesso.



Não ponha objetos usualmente utilizados pelo idoso em locais de difícil acesso. Assim, ele evitará maiores esforços ou ate mesmo subir em cadeiras e mesas para alcança-los.



Mantenha a cama do idoso apoiada na parede para que ela não deslize, possibilitando assim a queda.



Caso não seja possível colocar tapetes antiderrapantes pela casa, é melhor que os tapetes tradicionais sejam retirados para que o idoso não escorregue, nem tropece.



Deixe sempre uma lâmpada acesa durante a noite, de preferência a do banheiro, para que o idoso se localize, caso necessite se levantar.



Ponha tapetes antiderrapantes debaixo do chuveiro. O piso molhado poderá faze-lo escorregar. Mantenha o piso do banheiro sempre seco.



Deixe sempre uma cadeira com encosto no box do banheiro, para que o idoso possa usá-la caso se sinta mal.



10 Leve-o sempre ao médico, que indicará exercícios de fortalecimento muscular ideais para ele. Movimentar-se é extremamente necessário, pois fortalece e ativa a circulação.



11 O idoso precisa de confiança. Se ele cair, estimule-o a continuar tentando. E logo que ele se sentir seguro, ajude-o a caminhar.



12 Deixe o telefone em local de fácil acesso e agendas de telefones, para o caso de emergência.



13 Apesar desses cuidados,  procure deixar o idoso sentir-se mais independente possível.


Caso o idoso sofra um acidente, ofereça apoio emocional, tranquilizando-o, e chame o serviço de ambulância. Não tente movimenta-lo. Isso poderá causar maior prejuízo a ele.











Nenhum comentário:

Postar um comentário