quinta-feira, 3 de maio de 2012

Salto Alto. Lobo em pele de cordeiro.


O ser humano veio ao mundo para ficar com os pés ao chão, alguns gostam de nadar, outros brincam de plantar bananeira, até se atrevem a escalar montanhas, mas basicamente nossa anatomia foi feita para manter os nossos pés em contato com o chão, o tempo todo.
A função básica dos sapatos de salto alto é aumentar a sua altura. Porém, esse benefício vem com uma alteração da postura das mulheres que os usam (em alguns casos também homens... O.o), devido a mudanças na descarga de peso nos pés (o peso que colocamos em nossos pés quando estamos sobre o chão).

Na sola ou planta dos pés existem 3 pontos de apoio que precisam ser mantidos, o calcanhar, o primeiro e quinto metatarsos (base do dedão e do dedo mindinho). O salto alto, joga o nosso peso anteriormente nos dedos, mas o corpo inteligentemente joga os joelhos para trás, arqueia a coluna e ajeita a cabeça para manter o equilíbrio.

Isso causa todo um encurtamento pelo excesso de uso na cadeia posterior do corpo. A cadeia posterior é a junção dos músculos da parte de trás do corpo através da fascia, ela começa na sola dos pés, passa pelos tornozelos, panturrilha, joelhos, músculos posteriores, quadril, coluna e vai até a parte de cima da cabeça. É ela a responsável pela manutenção do nosso corpo em pé.

Com o tempo, esse encurtamento abusivo começa a causar alterações, dores e lesões em todos os pontos dessa cadeia (Eu duvido uma mulher que use salto que nunca tenha tido dor em alguns desses pontos). Dependendo da postura prévia e da atividade que a pessoa pratica, essas dores evoluem de uma forma ou outra. Joanetes, esporão de calcâneo, dores nas panturrilhas, dores nos joelhos (degeneração da cartilagem), dor na lombar, dor no pescoço. Todas lesões causadas pelo uso excessivo de salto alto.

Eu sei que algumas de vocês não tem escolha. Algumas empresas exigem que as mulheres trabalhem de salto alto. Até pouco tempo atrás as aeromoças eram obrigadas a trabalhar 8-10-24 horas se equilibrando em um! Absurdo!

MANERE NO SALTO ALTO! #FICADICA


Nenhum comentário:

Postar um comentário