segunda-feira, 23 de abril de 2012

COMO DORMIR CORRETAMENTE

Qual a posição correta para dormir?
Se passamos mais de um terço das nossas vidas a dormir, então conseguir um sono tranquilo e uma posição correcta do corpo durante o sono assim como um colchão adequado onde são fundamentais. A posição ideal para dormir correctamente é de lado, a posição fetal: é a posição mais recomendada. Esta posição consiste em ficar de lado com as pernas levemente dobradas, a almofada deve preencher o espaço entre colchão, ombro e cabeça. Muitas vezes uma almofada entre os dois joelhos aumenta o conforto nesta posição. É a posição mais recomendada, pois a coluna fica mais protegida e a respiração flui de forma mais natural.
Esta posição é ainda mais indicada para quem sofre de refluxo gastroesofágico e distúrbio do sono. Sugere-se uma ligeira flexão dos joelhos, dormindo com eles dobrados.

Se usar um travesseiro entre os joelhos, permite elevar coluna vertebral numa posição mais natural. A posição de barriga para baixo compromete os discos da coluna vertebral pelo esforço que é feito pela nuca e zona lombar.
A almofada onde repousa é fundamental verificar se a curvatura entre seu ombro e o seu pescoço encaixam perfeitamente sobre a almofada de modo a não criar zonas de pressão na cervical. Desta forma vai evitar dores musculares e na sua coluna vertebral.

Qual a pior posição para dormir?

Dormir com a barriga voltada para baixo, a chamada posição de bruços, é considerada uma das piores formas de se dormir e que pode causar dores musculares a médio-longo prazo. Veja na imagem abaixo e evite dormir assim:

Colocar uma almofada sob os joelhos ajuda!

Quando existem situações de sono em que a pessoa apenas consegue dormir de barriga para cima, pode colocar um travesseiro sob seus joelhos para dar um apoio à curvatura normal da parte inferior das costas. Isto evita dores musculares nas suas costas nesta posição de sono.

O que deve vestir quando dormir?

Quando vai dormir evite o uso de meias, use roupa larga e confortável de modo a não provocar distúrbios ou compressões na circulação sanguínea.

Qual o melhor colchão para dormir?

Procure dormir sobre uma superfície que se adapte ao seu corpo, ou seja um colchão nem muito mole nem muito duro, um colchão que se adapte ao seu corpo e não o corpo ao colchão. O melhor colchão é firme, nem macio nem rígido demais, seja qual for o material do qual é fabricado. Nele, todas as curvas do corpo têm apoio e a coluna fica recta, sem ser forçada . Por isso, desde há poucos anos atrás os fabricantes de colchões procuram colocar cada vez mais no mercado colchões viscoelásticos. A fórmula do visco-elástico é um material de alta tecnologia, originalmente desenvolvido pela NASA para o Programa Espacial no princípio dos anos 70, destinado a aliviar o aumento da pressão sentido pelos astronautas durante a descolagem e tornar mais confortável a sua estadia no espaço. Pelo facto de um colchão possuir propriedades de visco-elásticas de célula aberta com memória, sensível à temperatura que se adapta e molda aos contornos exactos do nosso corpo, dando-nos um apoio total onde quer que precisemos dele. Quando levantamos o nosso corpo, este regressa ao seu formato original. Existem várias marcas no mercado, embora a patente original da fórmula tenha sido atribuída à Tempur. Actualmente outras marcas de outros colchões e almofadas existem no mercado destinadas ao alívio das dores musculares e do corpo, com maior ou menor percentagem deste material. 
É necessário dormir um sono profundo e reparador numa posição correta e num colchão adequado. Desta forma, o alívio de pontos de pressão durante o tempo que dorme só favorece a musculatura e a sua coluna vertebral e lhe dá energia para enfrentar os desafios de um novo dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário