quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A MÃO COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO

Em alguns casos o uso da mão pelo fisioterapeuta é insubstituível e inevitável. É um dos instrumentos mais importantes quando o assunto é Fisioterapia
A mão já virou instrumento de trabalho do Fisioterapeuta. É com ela que muitas vezes concluímos um diagnóstico, tratamos e guiamos o paciente.

Talvez seja por esse motivo, que a Fisioterapia ficou muito popularizada como sendo a mesma coisa que a Massoterapia. Na verdade, a massagem é um mínimo pedaço da Fisioterapia. Geralmente o Fisioterapeuta utiliza suas mãos para guiar movimentos. Isso faz com que o paciente realize o tratamento proposto de maneira correta e segura, fazendo toda a diferença na hora da reabilitação.
A mão modifica todo um trabalho. Quando utilizada, inconscientemente o paciente sente mais segurança no tratamento e no profissional e isso ajuda à obter um resultado positivo. Hoje a população está muito carente de toque, e é por isso que esse gesto faz a grande diferença.
Quem já não ouviu algum paciente falar: “Fui no médico e ele nem tocou em mim, apenas receitou remédios.”. Essa frase é exatamente isso, a carência de toques faz, muitas vezes, com que a pessoa pense que se não tocar não foi examinado.
Na Fisioterapia a atenção que o paciente quer é basicamente de toques e correções.
O alongamento deve ser feito com o auxílio da mão do profissional. O fortalecimento deve ser feito com a mão do Fisioterapeuta guiando o movimento. Por causa desse contato direto com o paciente que a profissão é reconhecida como humanizada.
Portanto, após a faculdade, o Fisioterapeuta tem o privilégio de sair com o instrumento mais importante em toda a sua vida profissional: as mãos.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

POSTURA E AMBIENTE ESCOLAR




A ação preventiva no ambiente escolar, ainda representa uma área de atuação pouco explorada, pois é nessa fase que ocorre uma alta velocidade no crescimento gerando inúmeros vícios de postura, prejudicando o desenvolvimento físico do aluno.


O Estatuto da Criança e do Adolescente declara: "Considera-se criança para o efeito de lei, o indivíduo até doze anos de idade incompletos e adolescentes aquela entre os doze e dezoito anos de idade.", e é durante estas fases que os indivíduos permanecem maior parte do tempo no ambiente escolar.

As Leis de Diretrizes e Bases da Educação relatam que toda criança deve completar o ensino fundamental, desse modo todo aluno utilizará a postura sentada por, no mínimo, oito anos, cerca de quatro a cinco horas por dia. Essa postura, por muitas vezes, é inadequada, o que já representa um grande risco à saúde, pois é desaconselhável permanecer nesta posição por mais de quarenta e cinco minutos sem interrupções.

Identificar desvios posturais em indivíduos em desenvolvimento, como os adolescentes, é de suma importância, porém deve-se reconhecer que existe uma mobilidade e flexibilidade muito maior nos adolescentes que nos adultos. E isso dificulta a aceitação do alinhamento padrão de um adulto (KENDALL; McCREARY; PROVANCE, 1998).

As escolas exigem um comportamento que descartam a inseparabilidade existente entre a motricidade e a inteligência, já que é pelo movimento que o pensamento se estrutura, porém não há conscientização da escola, da sociedade e da família na importância dos movimentos e na experiência corporal da criança e adolescente na aprendizagem escolar. Uma postura corporal desconfortável pode ser responsável pela diminuição do interesse do estudante pelas atividades propostas em sala de aula.

Na idade escolar a má postura é um dos principais intervenientes no rendimento escolar. Ao relacionar-se ambiente escolar e postura observa-se que a problemática é bem diversificada, já que as crianças e os adolescentes permanecem por um período de quatro a seis horas nas instituições escolares, convivendo com dificuldades ergonômicas no mobiliário com disposição e proporções inadequadas, fornecidos pela escola e no transporte do material escolar.

O assento escolar é um fator ambiental importante, pois tanto a cadeira quanto a criança devem estar ajustadas uma a outra. O ideal seria que ao sentar houvesse apoio dos dois pés sobre o chão, joelhos fletidos a 90º, um assento profundo para suportar as coxas adequadamente e o encosto deve provir suporte para a coluna, levemente inclinado, possibilitando o relaxamento dessa região.

A exposição dos estudantes às acomodações inadequadas do meio escolar faz com que surjam problemas relacionados à postura dos mesmos. Os maus hábitos posturais inicialmente levam a dor e depois, possivelmente, ao surgimento de várias doenças, podendo levar a deformidades irreversíveis.

Quantificando o peso do material escolar, relacionando-o ao peso corporal, o mesmo deve ser equivalente a 10% do peso do corpo. É possível verificar a necessidade de uma intervenção preventiva para impedir ou minimizar as possíveis alterações da postura e estrutura da coluna vertebral dos escolares, ampliando a atuação da fisioterapia no ambiente escolar. Os desequilíbrios posturais gerados são agravados pelo fato do peso carregado ser desproporcional ao peso do próprio corpo e pelo uso inadequado da mochila apoiada em apenas um ombro.

A avaliação postural contribuiu significativamente na prevenção e no encaminhamento do tratamento das alterações posturais, pois através dela pode-se mensurar os desequilíbrios e orientar na adequação da postura do aluno.

Um programa de educação postural necessita de uma ação conjunta de educadores, pais, alunos e professores da área de saúde, promovendo sensibilização e conscientização aos diversos fatores que possam vir a interferir no desenvolvimento normal da postura dos escolares.

A educação postural não tem como objetivo limitar as atividades funcionais, mas sim, permitir sua realização com segurança gestual. Para garantia de sucesso num programa de prevenção, se faz necessário um trabalho educacional enfatizando a postura corporal de crianças e adolescentes, considerando conceitos básicos de anatomia e biomecânica da coluna vertebral e as influências exercidas pelo meio ambiente nas atividades e hábitos desenvolvidos e adotados pelos indivíduos.

Quais são os problemas nas articulações? (vídeo explicativo)




Os problemas nas articulações podem ser originários de duas causas principais: ou de sobrecarga ou de uma lesão traumática. Os problemas por sobrecarga muitas vezes estão relacionados a um desgaste da articulação da cartilagem, que pode acontecer com o passar do tempo, devido a um esforço intenso ou atividades cansativas, já as lesões traumáticas podem ocorrer devido a acidentes ou durante a práticas de atividades físicas. O Dr. Adriano Almeida, DE ONDE??? dá dicas de problemas nas articulações.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

GELO É A PRIMEIRA MEDIDA APÓS UMA TORÇÃO DE TORNOZELO

Em seguida, é preciso procurar o médico imediatamente. Exercícios fortalecem a região e evitam lesões.



Todo mundo está sujeito a torcer o pé. Pode acontecer durante uma caminhada normal, basta ter um buraco na calçada, a pessoa pisa torto, força o tornozelo e... pronto! A região fica inchada, dolorida, e os ligamentos sofrem lesões que podem ficar para sempre.

Em uma enquete feita pelo site do Bem Estar, os buracos foram eleitos como os principais culpados pelas torções, com 23% dos votos, seguidos pelo salto alto (18%) e pelos esportes (17%).

O preparador físico José Rubens D’Elia e o ortopedista Caio Nery foram os convidados do Bem Estar desta sexta-feira (30) e explicaram o que são as torções e o que elas causam. Abaixo, você vê que a torção pode ocorrer em todas as articulações do corpo e entende por que o tornozelo é quem fica mais exposto ao risco.

Em outras palavras, a torção é um movimento anormal dos ossos que provoca lesão do ligamento. É menos grave que a luxação, que outro tipo de machucado da articulação. Na luxação, o ligamento se rompe e a articulação sai totalmente do lugar. É preciso um profissional para reposicionar a articulação, muitas vezes com a anestesia.

As torções podem vir a provocar também fraturas, que são lesões do tecido ósseo. Quando ocorre uma fratura, o osso literalmente é quebrado. Isto acontece por que uma força muito grande age sobre ele – o que pode acontecer em uma torção.

O que fazer
A primeira atitude a ser tomada após uma torção de tornozelo é retirar o calçado para afrouxar a área. A região vai ficar inchada e avermelhada, e a melhor maneira de reduzir o inchaço é com gelo. Com o frio, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos, o que reduz o sangramento interno do ferimento e, portanto, o inchaço.

O ideal é colocar compressas de gelo, de dez minutos cada, a cada dez minutos. É importante respeitar este intervalo para proteger a pele e as articulações. Para a pele, aliás, também é bom envolver o gelo em algum tecido. Compressas quentes são péssimas, pois pioram o inchaço.

Estes são apenas os primeiros socorros, pois é necessário seguir logo para uma consulta médica. A região machucada deve ser bem protegida no processo. No caso do tornozelo, não se deve pôr o pé no chão.

O especialista vai avaliar o inchaço para ver se o ligamento pode estar lesionado ou se houve fratura. Em muitos casos, ele vai pedir exames de radiografia – para verificar os ossos – e ressonância magnética – que mostra se os ligamentos estão bem.

A recuperação dos ligamentos é lenta e depende do tipo de lesão. Primeiro, a área fica inflamada, o que em média demora três dias. Depois, o ligamento começa a reconstruir as fibras, alinhando-as corretamente. Nesta fase, que pode durar até um mês e meio, é importante manter a articulação imobilizada. Por fim, o ligamento leva até um ano para voltar ao que era antes da contusão.

É importante respeitar os prazos de recuperação para que o tornozelo fique forte. Quando os ligamentos não cicatrizam direito, pode ocorrer um quadro conhecido como instabilidade crônica, que provoca novas torções ao longo do tempo.

Exercícios
Alguns exercícios podem deixar o pé mais "inteligente" e prevenido contra as torções. Os pés precisam de estímulo. Uma pessoa sedentária, que não tem o costume de andar em terrenos acidentados, terá mais chances de torcer o pé do que alguém que está acostumado a pisar na areia ou praticar esporte.

Os exercícios de alongamento são importantes porque garantem a elasticidade dos músculos, tendões e ligamentos, de forma que sua resposta se torna mais sincronizada e segura. Quando ocorre torção, as estruturas alongadas e saudáveis estão mais capacitadas para se adaptar às condições extremas. Por isso, tem maiores chances de evitar lesões do que as estruturas "fora de forma".

Abaixo, listamos alguns dos exercícios recomendados pelos convidados do Bem Estar:

- Bate o pé: sentado, o movimento é de levantar e abaixar a ponta do pé como se estivesse batendo a parte da frente do pé. Este exercício trabalha principalmente o músculo tibial anterior, que fica na canela e é um dos responsáveis pela formação do arco plantar e pelo movimento de elevação da parte anterior do pé.

- Fortalecimento de eversores: sentado ao lado da parede com uma bola, o pé fará um movimento como se estivesse “dando tchau". O objetivo é empurrar a bola contra a parede com a parte lateral do pé. Este exercício fortalece os músculos eversores do tornozelo, gerando maior estabilidade e tentando evitar a torção.

- Andar na linha: caminhar em cima de uma linha com um pé na frente do outro. O objetivo deste exercício é melhorar o equilíbrio.

- Andar com a ponta do pé para cima: caminhar com a ponta do pé para cima em linha reta. O objetivo deste exercício é melhorar o equilíbrio associado à contração isométrica do músculo tibial anterior.

- Andar no colchão: caminhar em um colchão espesso, pode ser o de uma cama. O objetivo deste exercício é caminhar em um solo instável para gerar mais estabilidade para o tornozelo e melhorar o equilíbrio.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PERIGOS DA MÁ POSTURA NO TRABALHO

Rotina pesada e falta de exercícios físicos aliados a uma má postura no ambiente de trabalho são fatores que podem causar sérios problemas de saúde, provocando até mesmo o afastamento do funcionário do cargo.

"Muitas pessoas passam horas sentadas na mesma posição, o que, aliada ao sedentarismo, faz com que muita gente acabe com algum tipo de problema pela fraqueza do músculo esquelético"

São vários os tipos de problema que podem aparecer à longo prazo por conta da má postura no ambiente de trabalho. "Escoliose, trombofilia, hérnia de disco, artrose, espondilose, dentre outros, que graças ao pouco exercício praticado ,e consequentemente, à obesidade das pessoas, podem aparecer ou se agravar".

Muitas vezes, a rotina acaba fazendo com que as pessoas permaneçam em posições que podem causar problemas. "Ninguém consegue ficar em uma mesma posição por muito tempo, então não adianta tentar ficar em uma posição saudável durante todo o meu expediente se ele dura seis, sete ou oito horas".

Mikaelle Alves é gerente de uma empresa de rádio táxi de Manaus, coordenando 30 funcionários há um ano e meio. Por conta de problemas de saúde que teve por ficar tanto tempo sentada, ela conseguiu que a empresa providenciasse um levantamento técnico para oferecer uma estrutura que permita com que os trabalhadores fiquem na postura certa. "Altura das mesas, modelo de cadeiras, entre outras coisas. Mas mesmo que a gente ofereça a estrutura adequada, ainda assim, é preciso haver um trabalho de conscientização para que os funcionários fiquem em uma postura correta e não tenham problemas futuros", disse ao G1.

Dajany Carvalho, de 28 anos, trabalha desde 2009 no Call Center da empresa e admite que não costuma sentar na posição correta e sabe bem dos riscos que corre. "É complicado, porque trabalhando 12 horas se passa muito tempo sentado, e aí não deixa de ter alguma dorzinha, mas nada muito forte, apenas cansaço. Mas tenho consciência de que não fico na postura adequada, porque com muito tempo sentado, a gente muda muito de posição, e sei que isso pode causar problemas no futuro", explica.

As consequências da má postura muitos dias por semana podem provocar uma queda de rendimento no trabalho e, até mesmo, o afastamento do funcionário. "Os problemas derivados dessa má postura geram dores no quadril, articulações, joelho, tornozelo, músculo esquelético, entre outros. Com dor, o funcionário perde o foco e, em alguns casos, diante do agravamento do problema, precisam se afastar da função para poderem se recuperar".

Para evitar que esses problemas apareçam, é preciso abandonar o sedentarismo e fazer da posição recomendada para se sentar um hábito. "A posição recomendada para quem trabalha por muitas horas sentado é deixar as pernas em um ângulo de 90 graus com a coluna levemente inclinada e braços apoiados na mesa. Exercícios físicos são importantíssimos para o fortalecimento dos músculos esqueléticos, evitando assim, as dores que podem aparecer devido a má postura". 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

ALONGAMENTOS PARA MELHORA DA CERVICALGIA


O alongamento é um excelente antidoto contra dores na região do pescoço e coluna cervical e inicio da dorsal. Movimentar essa região, princiapalmente durante um dia de trabalho estressante funciona como um antidoto para que essas dores não aumentem.
 
person turning head to side  Movimentar o pescoço girando-o cinco vezes para cada lado, de forma lenta e suave.
 
Geralmente há um lado do nosso corpo que fica mais sobrecarregado, principalmente por causa da posição de mouse, telefone e outras coisas que nos fazem ter dominância para um lado só.
 
person tilting head sideways  Mantenha a cabeça inclinada para um lado por 20 segundos, procurando alongar toda musculatura lateral do pescoço.
 
 
person tilting head forward  Incline a cabeça para a frente e procure alongar toda a musculatura medial da coluna, procurando não sobrecarregar muito ao aproximar o queixo do peito.
 
Muitas vezes a manutenção da posição em pé ou sentado durante muito tempo trás uma tensão que podem ser aliviada por alguns movimentos de alongamento na região da cintura escapular.
 
person stretching arm across chest        person holding elbow and stretching to one side  person with hands on hip and turning at waist
 
Cada exercício desse deve ser repetido três vezes para cada lado com a espera na posição por no mínimo 10 segundos.
 
Garanto que depois dessa pequena série, haverá uma melhora considerável. Embora esses exercícios possam ser uteis, não subtituem o tratamento de fisioterapia que devem ser realizados para que o problema seja sanado.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO HOME CARE (ATENDIMENTO DOMICILIAR)


O atendimento domiciliar é uma forma antiga de atenção à saúde, porém as exigências para desempenhar este tipo de atendimento eram poucas e estavam relegadas ao plano doméstico e sem caráter técnico-científico. A função mais atual do Home Care é a de prestar assistência ao paciente em sua própria residência, levando até ele condições de atendimento e recursos para a melhor evolução possível do seu quadro clínico, dentro dos limites impostos pela doença e dentro de um caráter técnico-científico.
Comumente, é possível identificar três modalidades de atenção no domicílio. São elas: 
(1) a visita domiciliar que é realizada por meio de contato pontual de profissionais de saúde com populações específicas, doentes e seus familiares para coleta de informações, controles e orientações. Essas ações previnem reinternações hospitalares ou evitam o agravamento do estado de saúde, além de proporcionarem segurança e conforto ao usuário e seus familiares; 
(2) o atendimento domiciliar que são as atividades programadas e integradas, de caráter preventivo e ou assistencial, com participação de mais de um membro da equipe multiprofissional, no qual são desenvolvidos procedimentos de relativa complexidade, contando com até três horas de assistência oferecida ao usuário no seu domicílio. Geralmente, é dirigido a clientes impossibilitados de comparecer a serviços de saúde para tratamento, porque estão acamados e dependentes de equipamentos específicos; 
(3) a internação domiciliar que são as atividades continuadas, com oferta de tecnologia e recursos humanos, equipamentos, materiais e medicamentos para pacientes portadores de quadros clínicos mais complexos, os quais demandam assistência semelhante à oferecida em âmbito hospitalar.
Da equipe multiprofissional do Home Care se exige conhecimento científico, experiência profissional e competência técnica, bem como habilidade nas relações inter-pessoais para lidar com as emoções e valores dos pacientes e familiares. A equipe possui um papel fundamental no atendimento domiciliar, devendo conhecer a situação real do doente, aproximando familiares, esclarecendo as dúvidas, propiciando conforto e ajudando na reabilitação do paciente. Todos devem participar desta situação, que é nova para os familiares. Além disso, é preciso ter a prerrogativa de educar os envolvidos neste processo, tanto o paciente quanto seus familiares, para que se obtenha uma resposta mais adequada ao tratamento, possibilitando assim o sucesso dos serviços, com uma maior integração entre pacientes e familiares.
O pioneiro em atendimento domiciliar no Brasil foi o Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo em 1967, tendo como objetivo principal reduzir o número de leitos ocupados. Para tanto, foi implantado um tipo restrito de atendimento domiciliar, englobando os cuidados de baixa complexidade clínica. Mas somente em 2002 a Lei nº 10.424 regulamentou a assistência domiciliar no Sistema Único de Saúde.
Apesar desta experiência, foi apenas no início da década de 90 que o setor privado começa a reconhecer a importância deste serviço com a criação das primeiras empresas focadas em internação domiciliar, contando com o apoio logístico de equipamentos, materiais, medicamentos e profissionais especializados. Hoje, mais de 100 empresas atuam no mercado brasileiro com diferentes capacidades tecnológicas e os números deverão multiplicar-se por cem nos próximos anos.
Uma das principais vantagens da internação domiciliar em relação à hospitalar diz respeito ao custo. Cálculos feitos com planilhas de custos de seguradoras e planos de saúde revelaram que a redução dos custos em certas doenças atinge valores entre 20% e 60 % comparativamente aos custos hospitalares da mesma enfermidade.
Já se observam, na internação domiciliar, dados que demonstram uma importante redução do tempo da doença do paciente, isto é, a recuperação parece ser mais rápida e mais humana. Esse tipo de atendimento é bom para o paciente porque ele é tratado no seu ambiente natural, com atendimento personalizado 24 horas, no contexto familiar e com uma vantagem enorme, a impossibilidade de o paciente contrair uma infecção hospitalar.
O serviço de Home Care é bom para o hospital, pois permite uma maior rotatividade de seus leitos, abrindo espaço para pacientes instáveis que precisam realmente de leitos em unidades de terapia intensiva (UTI), cirurgias, politraumatizados e outras enfermidades agudas. A otimização de seus leitos acarretará uma maior margem de lucro pelo fato de o hospital não precisar elevar o seu efetivo de pessoal, mas permitirá capacitá-lo melhor com treinamentos mais específicos.
Podemos observar que o Home Care surge como um novo modelo de prestação de serviços de saúde, sendo uma alternativa viável, passando a ser uma tendência, pois à medida que as seguradoras e planos de saúde descobriram que este serviço pode ser utilizado como ferramenta de diminuição de despesas, manutenção da qualidade e mais humanização, passaram a remunerar quase todos os procedimentos de Home Care. Independente do formato de Home Care adotado, a assistência domiciliar é reconhecida como uma importante ferramenta estratégica de gestão no setor saúde.

ESCLEROSE MULTIPLA E O TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO


A esclerose múltipla é uma doença cerebral, lentamente progressiva extremamente variável quanto à evolução prognóstica que os pacientes podem relatar dificuldades para enxergar, falar, andar, equilibrar-se e dormências em determinadas regiões do corpo.
No Brasil a Esclerose Múltipla (EM) acomete em média 35 mil brasileiros, em especial mulheres entre 20 e 40 anos. Porém, essa e outras doenças ligadas ao Sistema Nervoso Central, como Mal de Parkinson e o Mal de Alzheimer, têm aparecido com mais freqüência na rotina das pessoas no mundo todo. Acredita-se que isso se deve ao aumento da longevidade, aos maus hábitos e estilo de vida da população.
Manifestações clínicas da EM
  • Dormências, espamos e tremores;
  • Comprometimento da memória;
  • Depressão;
  • Disartria (dificuldade de articular as palavras de maneira correta);
  • Paresia (Paralisia total ou parcial de uma parte do corpo);
  • Nistagmo (oscilações repetidas e involuntárias rítmicas de um ou ambos os olhos);
  • Ataxia (falta de coordenação dos movimentos);
  • Distúrbios vesicais e intestinais (alteração no controle da bexiga e intestino);
  • Fadiga intensa;
  • Distúrbios visuais e até perda da visão em um ou ambos os olhos;
  • Estaticidade
O fisioterapeuta, ao ler muitos desses sintomas, já imagina como pode atuar com um paciente com esclerose múltipla. E sabe que a a fisioterapia não elimina o dano neurológico, mas, atuará no tratamento de sintomas específicos favorecendo a funcionalidade e facilitando assim as atividades diárias da pessoa. A elaboração de um tratamento fisioterapêutico adequado ao paciente, depois de uma avaliação aonde se conhece as possíveis manifestações desencadeadas pelo processo da doença, passa pela determinação dos objetivos, que variam de um paciente para outro.

ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA GESTANTES


Por que a atividade física durante a gravidez?

Atualmente a prática de atividade física moderada é recomendado durante a gravidez, deixando o perigo de aparecer em épocas anteriores. Em um estado onde há um aumento da atividade hormonal é essencial, a prática de atividade física, reduzindo a atividade, um melhor equilíbrio com este emocional, físico e psico. Isso vai nos permitir uma melhoria tanto nós e nosso bebê.

Melhorias que proporcionam atividade física em mulheres grávidas:

· Ajuda a ganhar o controle de peso causado por nosso estado
· Nós preparamos nossos corpos e nossos músculos para o momento da entrega
· Aumentar a capacidade de coordenação da nossa respiração.
· Diminuição da frequência respiratória
· Melhora o tônus ​​muscular e volume, atrasando alterações.
· Melhora a postura
· Melhora a resistência à dor durante o parto


Dentro ou fora da água?

A proposta apresentada neste artigo tem como objetivo tornar a atividade física na água. Isso não quer dizer que a prática de atividade física para mulheres grávidas é sempre nesse meio, ou que é mais desejável do que qualquer outro. É apenas uma proposta. Para fazer isso, oferecemos uma série de melhorias que são interessantes e por isso você deve trabalhar sobre a água:

· Impacto reduzido sobre as articulações
· Estabilidade significa o feto. (É em um fluido)
· Temperatura da água 7-9 graus abaixo da temperatura do ser humano
· Usando vários materiais que irá diminuir o seu peso graças aos esforços de água
· Maior amplitude de movimento das articulações
· Aumento do nível de prática de lazer

Progressão e exercícios físicos propostos na gravidez

Primeiro, e como em qualquer prática esportiva nos aquecer para ativar nosso corpo, causando com isso aumentar nossa temperatura corporal, o que nos permite neutralizar a temperatura tem pouca água. Este aquecimento vai durar aproximadamente 15 minutos em que para executar uma parte da mobilidade articular. Dentro da água viajará andando na piscina rasa. Dentro do corpo principal desenvolver exercícios de tonificação, resistência, jogos ... dependendo do que já dissemos anteriormente. Podemos também aumentar a variedade de exercícios, dependendo da área onde o trabalho é, se trabalharmos em uma água rasa podem representar uma série de exercícios ou atividades e se estamos profundamente plantadas em um completamente diferente exercícios outras.
Finalmente, fazemos uma pequena e fria para baixo, para diminuir a freqüência cardíaca de novo por um jogo de relaxamento e alguns exercícios de alongamento.

Proposta de exercícios práticos para a parte principal de uma sessão com grávidas

Conteúdo: a resistência cardiovascular e postura 

Área: Shallow

Exercícios
1. Mudanças em círculos com as mãos nos quadris (mantendo a tabela de cabeça), nós levantamos os joelhos, calcanhares, movimentos laterais ...
2. Feita individualmente pernada de peito na posição dorsal, com a ajuda de um churro, e os movimentos do braço alternativo. Tentar levantar os joelhos para a postura correta
3. Nós rastejamos chute lateral com um movimento exagerado das pernas, a mudança a cada 6-8 chuta o braço que nós avançamos
4. Em pares, um executa pernada de peito na posição dorsal e um pull-boy colocado no pescoço, enquanto o outro vai ajudar
5. Em pares, ambos suportados pela parte de trás e com a ajuda de um rolo, até a água atinge as agarrasse pelo pescoço, abrindo seus joelhos. A cada 6 repetições são colocados em posição flutuante
Relaxamento jogo: "CLOCK" . O grupo está em um círculo. Um membro da deslocadas na posição dorsal para o resto dos colegas, um por um, até chegar ao seu ponto de partida.
arazadas01.gif

Conteúdo: Equilíbrio e Flexibilidade 

Zona: Shallow
1. Exercício individual, de pé, levantando uma perna elevando o joelho até o peito por dez segundos, perna direita e esquerda e depois dois. Lado alternativo e traseira.
2. Em pares, ficar frente a frente, levar as mãos com os pés juntos e puxar para trás dez segundos. Alternativa: Side
3. Em pares, frente a frente para trás outro, esticando os braços para trás por 10 segundos
4. Com um rolo, coloque-o no pé e levante a perna para alongar isquiotibiais durante dez segundos. Alternativa: Side com a ajuda de um parceiro
5. Sentado à mesa, usando rolo, esticar diferentes músculos dos braços por 10 segundos
Jogo: Relaxamento em um grupo com rolo e gire usando o monitor
mbarazadas02.gif

Bibliografia
· Buchholz, S. (1992). aptidão para mulheres grávidas . Barcelona. Paidotribo.
· Katz, J. (2000). Exercícios na água para todos . Madrid. Tutor.
· Lloret, M. Leon C. Benet, I. Querol, E. (2000). natação e saúde. Guia de exercício e sessões . Madrid: Gymnos.