quinta-feira, 28 de junho de 2012

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TRATAMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS


Fisioterapeutas
.
Os recursos de tratamento  fisioterapêutico variam de acordo com o objetivo (tratamento analgésico, antiinflamatório, diagnóstico, hipertrofia muscular, etc.), condiçõesfísicas e psicológicas do paciente e estágio em que a lesão se encontra, e podem ser classificados principalmente em:

 Cinesioterapia:  terapia realizada por meio de exercícios de alongamento e fortalecimento, mobilizações, etc., visando a movimentação. Esta é a terapia mais utilizada, sozinha ou associada a outras formas de tratamento (eletroterapia, crioterapia, mecanoterapia, etc.)

 Crioterapia: terapia realizada com o uso de frio nas mais variadas formas: compressas, imersão, varredura, dentre outras, para obtenção de analgesia, redução da inflamação e edema, estimulação neuromuscular, etc.

Eletroterapia: – terapia realizada por meio de equipamentos que fazem uso da corrente elétrica em vários parâmetros físicos (intensidade, freqüência, etc.) conforme o objetivo a ser atingido. As principais ações terapêuticas incluem a analgesia, excitação neuromuscular, regeneração de tecidos vasculares, iontoforese – introdução de medicamentos e diagnósticos de condições neuromusculares e órgãos internos. São os famosos "choquinhos": TENS, eletroacupuntura, correntes diadinâmicas, interferenciais, FES, etc.

Fototerapia:  Terapia realizada por meio de luz (parâmetros físicos variáveis) para promoção de analgesia, reparo tecidual, redução da inflamação, dentre outros. Ex.: infravermelho, laser, etc.

Hidroterapia: Terapia por meio de exercícios realizados na água (fria ou morna) com imersão parcial ou total do corpo, visando relaxamento muscular, mobilidade articular, etc. 

Massoterapia:  Terapia realizada por meio de massagens como a drenagem linfática, massagens clássica e reflexa, etc. Os principais objetivos variam conforme a técnica utilizada: relaxamento muscular, drenagem de membros, estimulação de vísceras, etc. 

Mecanoterapia: Terapia realizada por meio de agentes mecânicos com parâmetros variáveis como as demais com finalidade analgésica, antiinflamatória, sonoforese – introdução de medicamentos pelo ultra-som, etc. Ex.: ultra-som. 

Respiratória: Terapia que inclui variadas formas de tratamento para reabilitação e promoção de saúde do sistema respiratório. Ex.: vibração manual, tosse assistida, pressão expiratória, drenagem postural, uso de incentivadores respiratórios, etc.

Terapia Manual: Terapia realizada por meio de técnicas manuais. Geralmente confundida com a massoterapia, distingue-se pela finalidade de restabelecer os movimentos e funções fisiológicas através de manipulações articulares e tecidos moles, alongamentos de fáscias e músculos, etc. 

Termoterapia: Terapia realizada por meio de calor seco ou úmido com parâmetros físicos variáveis conforme o objetivo. Aqui entram as terapias por meio de ondas curtas e bolsas de água quente dentre outros, e visam a analgesia, relaxamento muscular, etc.

Antes de determinar qual o tipo de terapia mais adequada ao paciente/atleta, é importante ressaltar a necessidade de submeter-se a uma avaliação completa do quadro em que este se encontra: dados pessoais, queixa principal, dados que remetem ao mecanismo de lesão, estágio em que se encontra a lesão, realizar testes gerais de mobilidade e postura, testes específicos da região acometida e traçar um plano de tratamento/condicionamento em conjunto com demais profissionais para uma maior efetivação da terapia

SURF PARA JOVENS EXCEPCIONAIS




A prática de surfe está sendo promovida na Grã-Bretanha como terapia, em escolas especializadas, para jovens excepcionais.

Um dos alunos da escola Discovery Surf School, em Devon, na costa sul da Inglaterra é Archie Pollock, 13 anos, que tem uma forma severa de autismo.

Ele mal fala ou escreve, não consegue permanecer quieto e se recusou a comer carne, peixe ou verduras durante anos. Archie gosta de aproximar das pessoas e farejá-las e não pode ser deixado sozinho.

Há dois anos, a mãe de Archie, Christianne, ficou sabendo as aulas na Discovery e levou o filho.

Depois de negociar com Archie o uso do macacão para surfar nas águas geladas costa britânica, já que ele não suporta roupas apertadas, o menino começou a ter sessões semanais de surfe.
 Segundo Christianne, depois de começar a surfar, Archie ficou mais relaxado e tranquilo na presença de outras pessoas.

"No ano passado ele surfava durante todo o tempo livre que tinha. Ele estava relaxado e nós estávamos relaxados. Foram as primeiras férias (em família) que nós realmente aproveitamos".

A mãe do menino acredita que a exposição ao vento e às ondas ajudou Archie.

"Ele gosta dos elementos. Ele é muito sensorial e eu imagino que o surfe forneça isto [sensações]", disse.

Veteranos
Há vários anos, na Grã-Bretanha, membros das Forças Armadas que sofriam de transtorno de estresse pós-traumático disseram que a prática do surfe aliviava sintomas do transtorno.

Várias escolas de surfe do país agora estão aceitando crianças com autismo, paralisia cerebral e síndrome de Down.
 Mas, para Matthew White, pesquisador do Centro Europeu para o Meio Ambiente e Saúde Humana, na Cornualha, não há provas conclusivas dos benefícios do surfe para estes casos.

"É por estar na água, pela atividade física, é a qualidade dos instrutores, é melhor que qualquer terapia com arte, montaria em cavalos ou ficar em casa assistindo a [seleção de futebol da] Inglaterra vencer a Ucrânia enquanto bebe uma cerveja?" questiona o pesquisador.

"Nós simplesmente não sabemos, pois não foi feito nenhum estudo de controle", acrescentou.

O Centro Europeu para o Meio Ambiente e Saúde Humana trabalhou com a empresa de surfe baseada na Cornualha Global Boarders, que dá aulas para crianças que foram excluídas de escolas.

White conta que estas aulas trouxeram "mudanças positivas" nas atitudes e comportamentos das crianças.

"Temos algumas ideias de por que isto aconteceu, mas não é uma solução rápida e mágica. Vai depender muito do profissionalismo e dedicação dos [professores] que participam do programa e não vai funcionar com todo mundo".

"Como um entusiasta do surfe, porém não muito bom, posso ver onde estão os benefícios, mas... não deveríamos confundir palpites com provas", afirmou.

Competição
Na semana passada mais de 40 competidores participaram em Newquay, na Cornualha, do que pode ter sido o primeiro torneio de surfe para pessoas com problemas de aprendizado.

O organizador do torneio, o Wave Project, fez um programa de seis semanas com verbas do serviço público de saúde britânico, o NHS, em 2010 para analisar o efeito do surfe em pessoas com problemas de saúde mental.

O relatório produzido concluiu que, por 49 libras (quase R$ 158) por pessoa, por aula, o surfe "vai fornecer um retorno social positivo para o investimento", mas afirma também que é preciso fazer mais pesquisas.

Agora o Wave Project tenta conseguir verbas do NHS para que um assistente de pesquisa analise os benefícios no longo prazo.

"É difícil justificar (o pedido) quando as pessoas estão perdendo o emprego, mas se economizar dinheiro no longo prazo reduzindo o custo dos tratamentos de saúde mental, valerá a pena", afirma Joe Taylor, coordenador do Wave Project.

Para Christianne Pollock, mãe de Archie, não há dúvidas de que a proposta é válida.

"Depois de anos de atividades que duravam no máximo alguns minutos, ver Archie encontrar algo que ele faz feliz durante horas ainda me emociona", disse.
Fonte: G1

EVITE PROBLEMAS NAS ARTICULAÇÕES


Evite problemas nas articulações
.

Atividades corriqueiras como ler, falar ao telefone, digitar e limpar a casa. Tudo isso, se não for feito de maneira correta, pode prejudicar as articulações. 

"A longo prazo, a repetição de algumas atividades realizadas de forma errada pode causar sérios problemas articulares", explica Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton, diretora do Instituto de Fisioterapia Analítica. 

Sabendo dos riscos, Maria Luiza desenvolveu no instituto uma cartilha com 10 orientações práticas para a população prevenir os problemas no dia a dia de forma bem simples. A idéia é que sejam feitas algumas pequenas mudanças nas atividades que praticamos o dia todo. Confira as dicas:

Não realize atividades prolongadas com a cabeça abaixada - ao ler um livro, por exemplo, eleve o livro até a altura dos olhos, apoiando os cotovelos nos braços da poltrona.

Evite atividades que inclinem a cabeça durante o trabalho - ao falar ao telefone, por exemplo, não segure o aparelho com o ombro. Segure-o com a mão ou utilize um equipamento com suporte na cabeça.

No trabalho, evite movimentos repetitivos em rotação da cabeça e/ou do tronco - ao trabalhar no computador, mantenha o monitor de frente para os olhos e numa altura suficiente para que a cabeça fique reta.

Não durma de bruços - a posição ideal para dormir é de lado, com uma almofada entre os joelhos.

Evite travesseiros muito altos ou muito baixos - o travesseiro deve respeitar o espaço entre a cabeça e o ombro, mantendo o alinhamento da cabeça com a coluna.

Evite sentar 'escorregando' na cadeira - a coluna deve estar apoiada por inteiro no encosto da cadeira.

Evite curvar a coluna para pegar um objeto no chão - o correto é dobrar os joelhos e abaixar com a coluna na posição vertical.

Evite cruzar as pernas quando estiver sentado - o ideal é manter as coxas apoiadas na cadeira e os dois pés sempre apoiados no solo.

Evite situações que solicitem flexão prolongada dos joelhos - ao praticar uma atividade de jardinagem, por exemplo, utilize um banquinho baixo, com os pés apoiados no chão e a coluna reta.


Evite atividades prolongadas com o tronco inclinado para frente - ao varrer o chão, por exemplo, use um cabo da vassoura comprido e evite dobrar a coluna para frente. Faça intervalos de descanso.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O QUE É REUMATOLOGIA?


A reumatologia é a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos. Visando esclarecer algumas informações importantes da especialidade, a reumatologista Drª Bárbara Janke, enumerou as principais dúvidas a este segmento da medicina.


DIFERENÇA ENTRE REUMATOLOGISTA E ORTOPEDISTA!
Um médico reumatologista cuida basicamente de doenças associadas ao reumatismo, ou seja, existem mais de 200 tipos diferentes de doenças que formam o grupo de reumatismo, que de alguma maneira, ou em algum momento da vida fazem a pessoa sentir alguma dor ou limitação articular, de ossos, tendãom, ou de músculo. Esse profissional é praticamente um "investigador" dessas doenças, ou seja, um medico especialista em encontrar um tratamento certo para determinada dor reumatológica. A diferença do reumatologista para o ortopedista é que o ortopedista tem um enfoque mais técnico e traumatológico (atendimento a entorses, luxações e fraturas) é também o profissional responsável por realizar as cirurgias. Já o reumatologista cuida da parte clínica dessas doenças, com medicamentos, fisioterapia, entre outras ações médicas.

Doença de Raynaud
FRIO.... DOENÇA DE RAYNAUD
Doença de Raynaud é uma condição que afeta o fluo sanguíneo nas extremidades do corpo humano, mãos e pés - assim como os dedos, nariz, lóbulos das orelhas - quando submetidos a uma mudança de temperatura inferior ou estresse
Sintomas: a coloração da pele fica empalidecida, roxa ou avermelhada, além de fria e as vezes dormente.
Tratamento: é feito com medidas ambientais, afastando o paciente da exposição ao frio. Em alguns casos mais severos são necessários medicamentos e raramente, intervenção cirurgica. A maioria dos casos se dá pela exposição excessiva ao frio, sem outra doença associada. 

Artrite Reumatóide
O QUE É ARTRITE REUMATÓIDE?
Artrite reumatóide é uma doença crônica de causa desconhecida, que provoca dor, limitação de movimento e até deformidade podendo afetar adultos, em qualquer idade, e também crianças.
A característica principal é a inflamação articular persistente, mas ha casos em que outros orgãos são comprometidos. A doença costuma ser de instalação lenta e pouco agressiva, localizando-se inicialmente nas pequenas articulações das mãos.
A Artrite reumatóide é uma doença de dificil tratamento. Até 75% dos pacientes apresentam melhora quando são tratados com baixas doses de um numero minimo de medicação durante o primeiro ano da doença e por isso é importante procurar um reumatologista nos primeiros sintomas da doença.

Artrose de Joelho
O QUE É ARTROSE?
Artrose é uma doença degenerativa da articulaçao, sendo a forma mais comum das doenças musculoesqueléticas. Afeta principalmente as pessoas a partir da meia idade e envolve mais frequentemente as seguintes articulações: coluna cervical, lombar, joelhos, quadris e os dedos das mãos. "Quando 70% das pessoas acima dos 70 anos tem evidencias radiológicas desta doença e grande parte não apresenta nenhum sintoma, porém conforme a articulação comprometida, os casos podem ser bastante sintomáticos, e o tratamento precoce é de suma importância".

Vamos a cavalo ... Saiba mais sobre a EQUOTERAPIA




A EQUOTERAPIA AJUDA A REABILITAR PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS OU DE ACIDENTES.




A Equoterapia nada mais é que a contituição de um prazeroso processo de aplicações dos melhores exercícios de coordenação que se conhece. Ao andar,  o cavalo faz com que o praticante execute, mesmo que ivoluntariamente, movimentos tridimencionais, horizontais e verticais. Esses exercicios produzem deslocamentos que atuam diretamente sobre o sistema nervoso profundo, responsável pelas noções de equilíbrio, distância e lateralidade.
Quem nunca viu uma sessão de equoterapia pode não entender e questionar o sucesso de um tratamento com cavalos, entretanto, os animais utilizados nesse processo são especificamente preparados, o que previne riscos consideráveis para o paciente.
Inicialmente, o praticante deve aprender como tratar e manusear o animal,  numa interação que gera confiança e segurança. Também são necessários profissionais qualificados e especializados, além de ambiente adequado para o emprego do método.

Add caption
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA:
* MELHORA O RELACIONAMENTO PSICOSSOCIAL
* MELHORA O EQUILÍBRIO
* REDUZ O ESTRESSE
* AUMENTA O AJUSTE TÔNICO
* BENEFICIA O ALINHAMENTO CORPORAL
* MELHORA A CONSCIÊNCIA CORPORAL
* AJUDA NA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL
* AJUDA NA ORGANIZAÇÃO TEMPORAL
* AJUDA NA COORDENAÇÃO MOTORA
* AUMENTA A FORÇA MUSCULAR

A equoterapia deve ser iniciada mediante a aprovação médica, psicológica e fisioterápica. Cabe ao médico encaminhar o paciente ao tratamento e definir o momento em que ele deve ser suspenso. Embora a equipe básica de um centro de equoterapia seja composta de fisioterapeuta, psicólogo e equitador, ela pode ser ampliada e incluir terapeuta ocupacional, pedagogo, fonoaudiólogo e veterinário. As sessões podem ser realizadas em grupo, porém, o planejamento e o acompanhamento devem ser individualizados, não esquecendo a prioridade que deve ser dada a segurança física do praticante.
Na realidade, a equoterapia tem atuado como coadjuvante entre tantas terapias de reabilitação existentes. Seus benefícios alcançam diferentes grupos, como por exemplo, as pessoas com necessidades especiais com alterações neurológicas ou físicas, por exemplo, diagnóstico de PC (paralisia cerebral), patologias ortopédicas congênitas, ou adquiridas por acidentes, entre outras necessidades. 
Também exerce significativa influência nos casos de necessidades educativas, distúrbios comportamentais e na aprendizagem como, por exemplo,  em crianças hiperativas ou com dificuldade de concentração. Embora seja exercida principalmente ao ar livre, é interessante que haja local apropriado para os dias chuvosos e muito frios.

Add caption
INDICAÇÃO PARA A PRÁTICA DE EQUOTERAPIA
* PARALISIA CEREBRAL
* DÉFICIT SENSORIAL
* ATRASO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR
* SINDROMES NEUROLÓGICAS
* AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)
* TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO
* LESÃO RAQUIMEDULAR
* AUTISMO
* HIPERATIVIDADE
* PROBLEMA MENTAL
* DIFICULDADE NO APRENDIZADO
* ALTERAÇÃO DE COMPORTAMENTO
* PSICOSES INFANTIS
* SEQUELAS DE PROCESSO INFLAMATÓRIOS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

* ADRIANA COUTO GRABRIEL DE ALMEIDA, é fisioterapeuta e professora de educação física.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE EQUOTERAPIA
- www.equoterapia.org.br (Associação Nacional de Equoterapia)
- www.equoterapia.com.br (Centro de equoterapia) ou e-mail:
equusvitaequoterapia@globo.com (Equus Vita)


Em Santa Catarina acesse:





quarta-feira, 20 de junho de 2012

FISIO&SAÚDE - Reabilitação - Estética - RPG - Fisiotaping

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços:


FISIOTERAPIA CONVENCIONAL
* Reabilitação Cardíaca
* Neurologia ( Acidente Vascular Cerebral (AVC), Trauma Crânio Encefálico (TCE), Trauma Raqui-medular (TRM), Paralisia Cerebral (PC), Lesão em plexo braquial, Paralisia Facial e Neuropediatria)
* Reumatologia (Artrite Reumatóide, Artroses, Fibromialgia, Febre reumática, Sindromes dolorosas, Osteoporose, Tendinites, Bursites, Ombro doloroso, Lesão por esforço repetitivo (LER))
* Ortopedia (Alteração postural, alteração na coordenaçao motora, pós operatórios ou pós imobilização de membros, politraumatizados, hérnias de discos)
* Alterações Posturais (cifose, escoliose, hiperlordose, desgaste articular, má postura, dor ciática, dor cervical, dorsal e lombar, dor postural da gestação, reduçao de força nos membros)

Utilizamos os aparelhos de Ultrassom, TENS, Microondas,  FES, Corrente Russa, Corrente Interferencial, Infravermelho e Turbilhão

FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL - ESTÉTICA
* Massagem modeladora (celulite, flacidez, rugas, fortalecimento muscular, gordura localizada, redução de medidas)
* Pré e pós Operatorio (mamas, abdomem e coxas)
* Drenagem Linfática Manual ( retenção de liquidos, celulite, linfedemas, fibroses)
* Peeling de Diamantes (redução de linhas finas de expressão, clareamento, redução de cravos, melhora da textura da pele)
* Argilas, Gesso redutor, crioterapia, máscaras,  bandagens quentes.

Utilizamos os aparelhos de Endermoterapia, Corrente Russa, Ultrassom, Peeling de Diamantes eVacuoterapia Facial



RPG - REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

Cada ser humano possui caracteristicas únicas e exclusivas. A verdadeira causa do problema pode estar distante dos sintomas, assim, procura-se a partir das consequencias chegar a causa dos sintomas. 
O RPG trata o corpo como um todo e nao em partes isoladas.
Durante a sessao de RPG,  o fisioterapeuta atende o paciente por aproximadamente uma hora, e uma vez por semana. Durante a sessão são realizadas posturas que serao definidas pelo fisioterapeuta de acordo com o problema que esta sendo tratado.
O RPG é indicado para alterações posturais, dores musculares, hérnias de disco, pés planos, lombalgia, cervicalgias, artroses entre outros.
A duraçao do tratamento depende de cada caso e da resposta ao tratamento de cada paciente. Em geral 8 sessões o  paciente ja pode observar melhoras na sua postura.

FISIOTAPING

Método que realiza uma ação neuromuscular e tem como função suporte muscular, corrigir a função do músculo, melhorar a circulação linfática e sanguínea, aliviar dores e repor subluxação das articulações. 
A técnica auxilia em diversas patologias combatendo lesões musculares, entorses, estiramento e estabilizando articulações. Também pode ser usada para tratamento de fraqueza ou tensão muscular, correção postural,disturbios neurológicos, correção de articulações e dores, gerando resultados eficientes e rápidos.




fisio&saúde
Reabilitação - Estética - RPG -Fisiotaping

Rua Ricardo Seiler, n º 75 - Vila Mariana
Taió - SC
fisioesaudetaio@hotmail.com

(47) 3562-1900 / 9922-5992  

"Adquira saúde e bem-estar pois conquistar uma boa postura é garantir qualidade de vida"

terça-feira, 19 de junho de 2012

PROTEÇÃO NA MELHOR IDADE



MEDIDAS PREVENTIVAS PARA EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS COM IDOSOS





Com o passar dos anos, toda pessoa vai perdendo o vigor e força. A fraqueza osteomuscular e a debilidade do equilibrio são as maiores razões de acidentes domésticos. O idoso necessita de cuidados especiais. Uma queda aparentemente simples pode se tornar grave, considerando a fragilidade do corpo senil. Fraturas e hematomas são mais comuns nessa fase da vida. Para que isso seja evitado, algumas medidas preventivas devem ser tomadas em casa:

1O Piso não deve ser escorregadio. Portanto, não utilize cera nem outros produtos que reduzem o atrito.



2 Se tiver escadas em casa, todas deverão ter corrimãos. Nos beirais dos degraus, coloque fitas adesivas antiderrapantes de cores fortes para que o idoso visualize o degrau.



3 A casa deve ser bem iluminada. É importante que os interruptores sejam de fácil acesso.



Não ponha objetos usualmente utilizados pelo idoso em locais de difícil acesso. Assim, ele evitará maiores esforços ou ate mesmo subir em cadeiras e mesas para alcança-los.



Mantenha a cama do idoso apoiada na parede para que ela não deslize, possibilitando assim a queda.



Caso não seja possível colocar tapetes antiderrapantes pela casa, é melhor que os tapetes tradicionais sejam retirados para que o idoso não escorregue, nem tropece.



Deixe sempre uma lâmpada acesa durante a noite, de preferência a do banheiro, para que o idoso se localize, caso necessite se levantar.



Ponha tapetes antiderrapantes debaixo do chuveiro. O piso molhado poderá faze-lo escorregar. Mantenha o piso do banheiro sempre seco.



Deixe sempre uma cadeira com encosto no box do banheiro, para que o idoso possa usá-la caso se sinta mal.



10 Leve-o sempre ao médico, que indicará exercícios de fortalecimento muscular ideais para ele. Movimentar-se é extremamente necessário, pois fortalece e ativa a circulação.



11 O idoso precisa de confiança. Se ele cair, estimule-o a continuar tentando. E logo que ele se sentir seguro, ajude-o a caminhar.



12 Deixe o telefone em local de fácil acesso e agendas de telefones, para o caso de emergência.



13 Apesar desses cuidados,  procure deixar o idoso sentir-se mais independente possível.


Caso o idoso sofra um acidente, ofereça apoio emocional, tranquilizando-o, e chame o serviço de ambulância. Não tente movimenta-lo. Isso poderá causar maior prejuízo a ele.











quinta-feira, 14 de junho de 2012

Boa Postura Evita dores Articulares


Muitas vezes negligenciamos as dores sentidas no dia a dia, aquelas provocadas por movimentos excessivos ou resultantes do cansaço do trabalho e achamos que estas logo passarão. Porém as dores são um alerta para o nosso corpo, indicando que alguma coisa está errada e precisa ser corrigida, por exemplo: a postura de sentar diante um computador.
É normal, sentirmos dores ou algum tipo de desconforto após uma atividade prolongada ou que estimule os movimentos repetitivos, afinal de contas acabamos sobrecarregando estruturas por um longo tempo sem dar o devido descanso a estas estruturas, porém você não precisa sofrer com este tipo de dor, algumas mudanças nos seus hábitos de vida podem evitar o aparecimento destes desconfortos e dores.
Atitudes simples, realizadas no dia a dia, durante o período de trabalho, ou de lazer podem tornar a sua vida mais agradável, mantendo você distante de dores e desconfortos e impedindo a instalação de futuros problemas. Com o conhecimento correto da biomecânica articular é possível aliviar o estresse, o qual é colocado diariamente sobre nossa estrutura músculo-esquelética, isso facilita o trabalho do corpo, impede o aparecimento de dores e evita o aparecimento de lesões causadas pelo uso incorreto das estruturas exigidas.
  • Sempre quando for levantar se da cama, levante se de lado, apoiando os braços, e colocando as pernas para fora da cama.
  • Ao levantar se de uma cadeira, use a força das pernas. Tente elevar se ereto, deixando a sua coluna livre de sobrecarga.
  • Não sente com a coluna relaxada, se precisar use um suporte para a região lombar.
  • Não fique muito tempo, em uma mesma posição, por exemplo: em pé, sentado, diante de um computador, procure sempre alternar as posições de sua atividade diária.
  • Evite trabalhar usando movimentos de torção (movimentos que rodam o tronco).
  • Evite levantar pesos do chão com o tronco flexionado.
  • Evite dobrar o corpo enquanto trabalha.
  • Ao caminhar, ande ereto mantendo o olhar na linha do horizonte, se possível com a musculatura abdominal contraída.

DOR NO COTOVELO


Há várias causas de dor no cotovelo, mas certamente a mais freqüente é uma tendinite comprometendo tendões que se inserem na parte lateral do cotovelo.
O que é tendão?
Tendão é a extremidade do músculo e está firmemente aderido ao osso para, quando o músculo se contrair, mover o osso. Com freqüência, os pacientes chamam tendões de nervos.
Onde se localizam os tendões comprometidos?
Ponha a palma da mão para cima. Deslize seus dedos pelo bordo lateral do antebraço até o cotovelo. O osso que você está palpando é o úmero e nesta região, chamada epicôndilo lateral, inserem-se os tendões dos músculos que fazem a elevação da mão e dos dedos.
O que é tendinite?
O sufixo ite significa inflamação. O mecanismo que gera inflamação na grande maioria das tendinites é semelhante ao que ocorre quando se corta uma cutícula, enfia-se uma felpa embaixo da pele ou de um corte cirúrgico. O tecido é lesado; ele não pode infeccionar e precisa cicatrizar. Cria-se uma reação inflamatória. Células de defesa migram para o local e aparecem calor, vermelhidão, edema e dor. O resultado final é a cicatrização.
O uso continuado dos tendões, principalmente sob tensão, provoca rasgões microscópicos, mas é o suficiente para desencadear uma reação inflamatória. Tendões jovens são flexíveis e resistem às tensões e somente são lesados sob estresse intenso e/ou contínuo. Com o passar dos anos, perdem progressivamente a flexibilidade e ficam expostos às trações exercidas pelas contrações musculares. As tendinites que ocorrem nestas circunstâncias são classificadas como secundárias a microtraumatismos de repetição.
Manifestações clínicas
A dor pode aparecer somente ao se segurar um objeto, ao escrever ou ao carregar um pacote. Pode localizar-se ao redor do epicôndilo lateral e irradiar-se ao longo do antebraço. Os pacientes podem não perceber que a origem da dor é o cotovelo. Às vezes ela é fraca e crônica e outras vezes aguda e muito forte. Pode haver sensação de perda de força de preensão da mão. Outras causas de tendinite do cotovelo são as doenças inflamatórias como artrite reumatóide e gota.
Outras causas de dor no cotovelo: 
 

Epicondilite medial(menos freqüente)compromete os músculos que fazem a flexão da mão
Bursite
Lesões ligamentares
Compressão de raiz nervosa
Doenças da articulação
Doenças ósseas
Dor irradiada da coluna cervical ou do ombro.
Tratamento (progressão de acordo com a evolução): 
 

Repouso, imobilização, analgésicos ou anti-inflamatórios
Fisioterapia incluindo exercícios de alongamento
Infiltração com corticóide
Cirurgia