segunda-feira, 30 de abril de 2012

CUIDANDO DE UMA PESSOA COM DOENÇA DE ALZHEIMER

http://www.santuariofatima.org.br/photoshop/mal-de-alzheimer.jpg



Alguém que você ama não consegue lembrar-se do nome do neto favorito... Esquece como voltar para casa... Repete sempre a mesma pergunta. Se alguém que você ama está com essa doença de Alzheimer, estas cenas lhe parecerão familiares. Você imagina então o que ainda está por vir. Este folheto pode ajudá-lo a entender um pouco mais a respeito da doença de Alzheimer. Ele também sugere maneiras de lidar com o problema que você está enfrentando.
 
"Às vezes é difícil cuidar da minha mãe. Mas aprendi a fazer com que isto pareça menos frustrante".
 
"Quando posso, saio para me distrair. Algumas vezes me sinto culpado, mas não sei que intervalos de descanso me ajudam a ser um cuidador".
 
O que é a doença de Alzheimer ?
 
A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro que afeta a memória, o raciocínio e a comunicação das pessoas . esta doença é a causa mais comum de demência, um tempo geral para dificuldades progressivas da memória e outras funções mentais. A demência era conhecida como "senilidade considerada um sinal normal de envelhecimento. Hoje sabemos que Alzheimer e outras formas de demência não fazem parte de um envelhecimento normal.
 
Como é feito o diagnóstico ?
 
Quando existem problemas de demência, após eliminar a possibilidade de outras doenças que causam os mesmos sintomas, incluindo problemas de tiróide, derrame e depressão; pode-se suspeitar da doença de Alzheimer . A avaliação da doença de Alzheimer normalmente inclui testes de memória, exames de sangue e tomografia do cérebro. Deve-se consultar um médico.
 
Entendendo a doença de Alzheimer
 
Aprenda tudo o que puder sobre a doença de Alzheimer. Esta é a melhor maneira de ajudar a pessoa doente e a si próprio. A doença de Alzheimer é uma doença que provoca mudanças nas áreas do cérebro que controlam a memória e o raciocínio. É por este motivo que as pessoas portadoras da doença de Alzheimer tem dificuldade para viver um vida normal. As causas de desenvolvimento da doença ainda não são totalmente conhecidas.

Atualmente ela não tem cura. Mas cuidados apropriados podem ajudar uma pessoa com a doença de Alzheimer a viver com conforto por muitos anos.
Como funciona o cérebro
 
O cérebro controla todo o funcionamento do corpo e da mente. Áreas diferentes do cérebro controlam funções diferentes. Certas áreas controlam as tarefas físicas como o ato de andar. Outras áreas controlam a capacidade de falar.

Outras, ainda, controlam as tarefas mentais como os atos de lembrar, concentrar-se e tomar decisões.
 
Mudanças no Cérebro
 
Em certas áreas do cérebro das pessoas portadoras da doença de Alzheimer as células começam a morrer formando estruturas microscópicas chamadas placas senis. Na medida em que as células morrem e são formadas as placas senis, o cérebro não consegue funcionar como deveria. Ás áreas do cérebro afetadas por estas mudanças são as que controlam as funções mentais, como a memória. Outras funções, como os movimentos, não são geralmente afetadas até que a doença esteja bem adiantada.
 
Algumas áreas do cérebro: afetadas pela doença de Alzheimer estão sombreadas nesta figura. As áreas afetadas são as que controlam a memória, o raciocínio, a linguagem, a atenção e outras funções mentais.

Quem pode Ter a doença de Alzheimer ?
 
A doença de Alzheimer geralmente afeta as pessoas acima de 65 anos. Quanto mais velha a pessoa maior a probabilidade de desenvolver a doença. Todos os tipos de pessoas estão sujeitas a esta doença. Nenhuma profissão, nível de escolaridade ou raça está imune. Em casos raros, a doença de Alzheimer pode ser uma doença familiar. Em outros, apenas uma pessoa da família é afetada.
 
Os efeitos da doença de Alzheimer

Os sintomas da doença Alzheimer aparecem lentamente. O período médio é entre o primeiro e o último estágio é cerca de 9 anos. Este período pode, entretanto, variar muito.
  • No estágio inicial, a pessoa parece confusa e esquecida. Ela pode procurar palavras ou deixar pensamentos inacabados. Esquece freqüentemente os fatos e conversas recentes. Entretanto, pode lembrar claramente o passado distante .
  • No estágio intermediário, o doente precisa de muita ajuda para executar tarefas rotineiras. Ele pode não reconhecer seus familiares, perder-se em locais familiares e esquecer como executar tarefas simples como vestir-se e tomar banho. Pode tornar-se impaciente, mal-humorado e imprevisível.
  • No estágio avançado, a pessoa doente perde completamente a memória, a capacidade de julgamento e o raciocínio, e é necessário ajudá-la em todos os aspectos do dia a dia.

Feitos por uma pessoa com doença de Alzheimer num período de 4 anos. Eles mostram como a doença de Alzheimer afeta as funções mentais como a memória e a organização.
 
Tratando a doença de Alzheimer
 
Os objetivos do tratamento são aprender a lidar com os sintomas e dar conforto à pessoa doente.
  • Os medicamentos podem melhorar os sintomas em alguns casos. Alguns tipos de medicamento ajudam a melhorar a memória. Outros tratam os sintomas como a agitação e a depressão. O médico determinará quais os medicamentos mais efetivos.
  • É essencial traçar um plano de gerenciamento que inclua cuidados e supervisão. O médico poderá orientar na elaboração do plano e ajudar a executá-lo.
  • Visitas regulares ao médico ajudarão a monitorar as condições do doente, verificando se existem outros problemas ou doenças que podem ser tratadas.
Zelando pela segurança de quem você ama
 
Muitos dos sintomas da doença de Alzheimer podem causar preocupações. Sintomas como esquecimento e confusão podem causar situações de risco. Tente algumas das dicas a seguir, para manter a segurança do doente e de todos a sua volta.
Organize a casa para torna-la segura.
 
Observe cada cômodo e verifique se existe algum perigo para alguém que está esquecido e confuso. Decida o que deve ser mudado. Para uma pessoa com a doença de Alzheimer é difícil ajusta-se às mudanças. Portanto, faça o menor número possível. As dicas a seguir ajudam a lidar com riscos comuns.
 
Evite desordem
 
A desordem piora a confusão e pode provocar quedas. Mantenha desimpedidas a área social, corredores e escadarias.
 
Mantenha fogões e eletrodomésticos em segurança
 
Fogão e outros eletrodomésticos podem ser esquecidos ligados ou usados de maneira errada. Remova ou cubra os botões ou desligue fogão, aquecedores e fornos de microondas da tomada quando não estiverem sendo usados. Desligue ou também deixe fora do alcance ferros elétricos, torradeiras, liqüidificadores, ferramentas e outros equipamentos elétricos.
 
Previna outros riscos
 
  • Mantenha a temperatura do aquecedor de água abaixo de 38ºC para evitar queimaduras.
  • Remova trancas do lado de dentro das portas dos banheiros e quartos de dormir.
    · Mantenha as áreas da piscina e da banheira fechadas.
  • Verifique se os alimentos armazenados não estão estragados. As pessoas com Alzheimer não reconhecem quando os alimentos estão deteriorados.
  • Mantenha bolsas, carteiras, chaves, dinheiro, talão de cheques e outros itens importantes fora do alcance. As pessoas portadoras da doença de Alzheimer podem tirar do lugar ou esconder objetos, e não lembrar o que fizeram.
 
Impeça o doente de dirigir
 
Dirigir é perigoso para as pessoas com a doença de Alzheimer. A pessoa doente pode querer continuar dirigindo mas, para a segurança de todos, faça o que puder para evitar que ela dirija.
 
  • Peça para alguém com autoridade, como um médico, advogado ou agente de seguro, dizer ao doente que ele não pode dirigir.
  • Limite o acesso ao carro. Esconda as chaves e tranque o carro. Procure guardar o carro fora da vista do doente.
 
Controle as perambulações
 
As pessoas com a doença de Alzheimer se tornam impacientes e confusas. Elas podem circular sem rumo pela casa ou até sair e perder-se.
 
  • À noite mantenha luzes acesas nos locais de passagem e banheiros.
  • Instale trancas difíceis de abrir.
  • Peça a vizinhos que avisem se virem o doente sair de casa sozinho.
  • Acompanhe o doente se ele insistir em sair de casa. Evite discutir ou gritar com ele. Ao contrário, tente persuadi-lo gentilmente a voltar para casa.
  • Contate a Associação de Alzheimer de sua região para informar-se melhor sobre os programas de ajuda a esse tipo de problema.
  • Esconda as chaves do carro onde não possam ser encontradas.
  • Coloque etiquetas com nome na roupas do doente.
  • Compre um bracelete de identificação para o doente usar.
 
Cuidados diários
 
Cuidar de uma pessoa com a doença de Alzheimer significa planejar suas atividades e ajudá-la em seus cuidados pessoais diariamente. Ter uma programação diária regular é de grande ajuda. O doente se sentirá mais seguro com uma rotina familiar.
Planejamento das atividades diárias
 
As pessoas com a doença de Alzheimer freqüentemente sente-se aborrecidas e frustadas. Elas podem querer executar atividades, mas não conseguem executá-las por si próprias. Planeje com antecedência para manter o doente ocupado.
 
Dicas que podem ajudar
 
  • Planeje atividades simples. Se a tarefa é muito complexa o doente pode frustar-se. As atividades repetitivas são uma escolha. Mude as atividades de acordo com as mudanças na capacidade de execução do doente.
  • Faça as tarefas junto com o doente. permita que o doente faça mais que puder por conta própria, mas esteja perto para ajudar. Escolha atividades que envolvam várias tarefas simples, como por exemplo fazer um bolo. Faça as tarefas que são mais difíceis para o doente, como medir os ingredientes, e deixe que ele faça o resto sozinho.
  • Não desista. Planeje atividades simples em vez de desistir. Ao invés de fazer visitas a um grupo de amigos, visite um de cada vez. Em vez de executar duas ou três tarefas, dedique-se apenas a uma delas.
  • Permaneça ativo. Exercícios regulares ajudam tanto você quanto o doente a liberar a energia que está presa. Os exercícios diminuem a impaciência e ajudam a dormir melhor. Caminhar é uma boa maneira de exercitar juntos.
  • Ajudar com cuidados pessoais
  • Com o passar do tempo o doente precisará, cada vez mais, ser ajudado em suas atividades diárias. Mas, em qualquer estágio, permita, que o doente faça por si mesmo o máximo que puder.
  • Comer e beber
  • Façam uma refeição juntos pelo menos uma vez por dia. As refeições são ótimos momentos para socializar e permitem que você controle a quantidade e tipo de alimento que o doente come`.
  • Providencie para que cada refeição seja a mais saudável. Pergunte ao médico se são necessários suplementos alimentares.
  • Faça com que o doente ingira bastante líquido.
 
Vestir-se
 
  • Quando o doente vestir-se sozinho não se preocupe se as roupas nem sempre combinam.
  • Escolher o que vestir pode ser difícil demais para o doente de Alzheimer. Procure deixar as roupas sobre a cama diariamente .
  • Se for necessário ajudar, entregue uma peça de cada vez, explicando como vesti-la.
  • Banho e higiene pessoal
  • A pessoa doente pode ofender-se se você lembrá-la do banho, por isso torná-lo uma atividade esperada sempre a mesma hora do dia, pode ajudar.
  • Prepare com antecedência a água e outros itens para o banho.
  • Ir à barbearia ou salão de beleza pode ajudar na lavagem, no corte dos cabelos, e para fazer a barba.
 
Como tomar os medicamentos
 
  • Controle os medicamentos diários. Uma caixa de comprimidos com separações e uma lista dos remédios são bastante úteis.
  • Não confie na palavra do doente quando ele disser que já tomou o medicamento. Verifique se ele foi tomado nas hora e quantidade certas.
  • Guarde os medicamentos em lugar seguro para evitar que sejam tomados por engano.
 
Comunicação e comportamento
 
A doença de Alzheimer torna difícil para o doente compreender e ser compreendido. Você poderá ficar frustado ou aborrecido com sua maneira de agir. Lembre-se que estes problemas são causados pela doença e não propositais. Aprenda a lidar com estas situações e a evitar que elas piorem.
 
Estratégias para melhorar a comunicação
 
As pessoas com doença de Alzheimer têm dificuldades para entender o significado do que é dito. Entretanto, elas são muito sensíveis a como as palavras são ditas. Um tom agitado pode perturbá-las, ao contrário, um tom calmo pode dar-lhes segurança. Mantenha um tom positivo na voz sempre que puder. As dicas a seguir lhe ajudarão a comunicar-se melhor.
 
Evite discutir a realidade
 
O doente confunde a realidade e não é capaz de separar o presente do passado. Ele pode até mesmo esquecer que é você. Isto pode ser frustrante, mas não insista na sua versão da realidade isto só pode causar mais confusão e tensão. Decida se o assunto é importante. Se você puder, "faça o jogo do doente". Isto poderá evitar muita frustração para ambos.
 
  • Em vez de dizer; "Você não pode ligar para seu pai. Ele morreu há muitos anos".
  • Diga; "Acho que ele não está em casa, vamos ligar mais tarde".
  • Tranqüilize o doente
 
A pessoa com doença de Alzheimer pode repetir várias vezes a mesma pergunta. Isto pode aborrecê-lo, mas tente entender o porquê da pergunta. Por exemplo, a pessoa pode estar preocupada em faltar a um compromisso ou ser deixada para trás.
Em vez de dizer; "já disse que seu compromisso é ás 2 horas".
 
Diga; "Não se preocupe, eu também vou. E não irei sem Você".
 
Procure distrair o doente
 
A pessoa com doença de Alzheimer algumas vezes tenta fazer coisas que são perigosas, como por exemplo sair de casa sozinha. Discutir piora a situação. Em vez disso, tente distraí-la, e ela logo esquecerá o que queria fazer.
 
Em vez de dizer; "aonde você pensa que vai ? Você não pode sair sozinha!".
Diga; "Antes de sair poderia mexer isto para mim por alguns minutos".
 
Tente afirmar e não perguntar
 
O doente pode não querer fazer certas coisas, como por exemplo tomar banho. Formular pedidos como se fossem afirmações em vez de perguntas ajuda a evitar discussões.
 
Em vez de dizer; "Você quer tomar banho agora?".
Diga; "Seu banho está preparado. Aqui está a toalha".
 
Lidando com mudanças de personalidades
 
De vez em quando a personalidade do doente parece mudar. As mudanças mais comuns associadas a doença de Alzheimer são a depressão, regressão, apatia, irritabilidade, desconfiança e impaciência. Também podem ocorrer alucinações (ver coisas que não existem) e ilusões (crenças irracionais). Se tais problemas forem imprevistos, graves ou provocarem situações de perigo, consulte o médico para orientação. Em geral, não tome como pessoais as coisas que o doente diz ou faz. Lembre-se: para uma pessoa com a doença de Alzheimer o mundo pode ser um lugar muito tenso. Tente encarar as coisas sob este ponto de vista.
 
Planejando o futuro
 
Visto que as necessidades da pessoa doente mudarão com o passar do tempo, tente planejar com antecedência. Organize a maneira de viver, procure apoio jurídico e cuide atentamente das finanças.
 
Centros de atendimento a idoso. (residências para a 3ª idade) podem cuidar do doente caso você precise sair durante o dia. E, além disso, dão a ele a oportunidade de estar com outras pessoas.
 
Escolha o tipo mais apropriado de assistência
 
Assistência é o item mais importante para a pessoa de Alzheimer. Escolher a assistência certa para cada situação significa decidir em primeiro lugar o grau de cuidados que a pessoa precisa. Dependendo do estágio da doença e do comportamento da pessoa doente, a assistência pode variar de visitas diárias a cuidados ininterruptos. Primeiro determine o grau necessário de assistência, e então decida qual a melhor maneira de obtê-la.

Você pode escolher entre:
 
  • Contratar uma enfermeira
  • Hospitais - dia
  • Alguém que more com você para ajudar (geralmente um membro da família).
  • Moradia assistida ( idoso vivendo com acompanhante)
  • Casas de repouso
 
Seja qual for a opção escolhida, verifique periodicamente se ela continua sendo a melhor escolha. Saiba qual será a próxima escolha se a situação atual se tornar insatisfatória.
 
Leve em conta as questões legais e financeiras
 
Chegará a hora em que a pessoa com doença de Alzheimer não estarás mais apta para tomar decisões. É bom preparar-se para isto. Converse com ela a respeito destas questões o mais cedo possível, enquanto ela ainda pode entender seus objetivos e concordar em fazer mudanças. Se puder contate um advogado especializado, ele poderá ajudá-lo no planejamento legal e financeiro.
 
Algumas questões a considerar
 
  • Procuração universal e depositário em vida: estes instrumentos transferem o poder financeiro e legal da pessoa doente para alguém que possa tomar decisões em seu nome.
  • Despesas médicas: seguros de saúde e planos privados tem limite de cobertura. Examine cuidadosamente a cobertura do seu seguro. Também verifique que tipo de ajuda o estado oferece. Planejamento com antecedência.
  • Antecipe futuras questões médicas: Isto fará você saber qual tipo de tratamento o doente quer receber ou não no final da vida.
 
Assuma as finanças da pessoa doente para garantir que as contas sejam pagas e mantidas em ordem.
 
Providencie que a correspondência da pessoa doente seja entregue no seu endereço para evitar que as contas e documentos importantes sejam extraviados.
 
Cuide-se
 
Cuidar da pessoa com doença de Alzheimer tomará muito de seu tempo. Mas atenda também suas próprias necessidades. Forme uma rede de apoio, que pode incluir os amigos, a família e grupos organizados. Procure perceber a hora de procurar outras opções de assistência.
 
Arranje tempo para você
 
Passe algumas horas afastado do doente. Você poderá sentir-se culpado por afastar-se, mas cuidar de suas coisas o ajudará a manter-se disposto e melhor preparado para enfrentar os desafios de cuidar de um doente. Procure fazer o seguinte:
 
  • Planeje atividades com amigos ou com a família.
  • Pratique seu passatempo predileto.
  • Faça exercícios para aliviar a tensão e continuar disposto.
  • Relaxe. Leia um bom livro ou cochile.
 
Descubra uma maneira de fazer intervalos durante o tempo em que cuida do doente. A família, os amigos ou uma ajuda contratada (enfermeira) podem ajudar. Ligue para a Associação de Alzheimer de sua região para obter sugestões.
 
Aceite suas emoções
 
Às vezes você pode sentir-se com raiva, frustrado, com medo ou ressentido. Não se sinta culpado, estas emoções são normais. Divida seus sentimentos com alguém. Caso sentir-se deprimido, consulte o médico. Observe também se alguém mais da família, por exemplo as crianças, precisam de ajuda para lidar com as emoções. Finalmente, a pessoa doente algumas vezes fará coisas engraçadas, não tenha medo de rir. E encoraje-a a rir também.
 
Procure ajuda e apoio
 
Peça para os outros o ajudarem a cuidar do doente. Mesmo que não possam ajudar, os amigos e a família podem oferecer conforto e apoio à doença de Alzheimer também podem ser uma alternativa para ajuda. Nestes grupos pessoas que cuidam de portadores da doença de Alzheimer compartilham histórias e dicas.
 
Perceba quando é necessário mudar
 
Chegará o momento em que você não poderá mais cuidar do doente com segurança, ou em que você perceberá que não consegue mais arcar com esta responsabilidade. Quando isto acontecer, não significa que você falhou. Uma mudança na situação poderá ser melhor para todos. Sua próxima opção poderá ser uma casa de repouso. Estas instituições geralmente estão equipadas para cuidar das pessoas com doença de Alzheimer, e podem garantir segurança e cuidados especiais para a pessoa doente

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Postura e Estética que relação? RPG NA ESTÉTICA


RPG NA ESTÉTICA

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método terapêutico que visa trabalhar o corpo com um todo, a fim de para tratar problemas como escolioses e lordoses, entre outros desvios posturais. Criada na França nos anos 80, ela também alivia dores causadas por hérnias de disco, artroses e problemas crônicos nas articulações.

O que poucas pessoas sabem é que a RPG também ajuda na parte estética. Uma pessoa magra com barriguinha saliente, daquelas que resistem às dietas e aos exercícios físicos, certamente tem um problema postural que pode der tratado com a técnica.

A RPG elimina ou diminui aquela postura “triste”: ombros para frente e coluna curvada. A sensação de pernas tortas, comum nas pessoas que vivem tropeçando, não importa o calçado, também é um transtorno que pode ser resolvido.

O paciente tem uma participação intensa na sessão de RPG, pois ele alonga os músculos estáticos, como os bíceps e quadríceps, ao mesmo tempo que fortalece os músculos dinâmicos, como os que sustentam a coluna. Esse trabalho, que segue a cadeia muscular, corrige o desvio que causa a dor e a má postura.

O custo médio de uma sessão de RPG é de 50 reais, mas muitas clínicas fazem pacotes mensais. O tempo para se ter resultados varia de pessoa para pessoa e a alta depende de como seu corpo responde ao tratamento. Se tiver dúvidas se precisa ou não da técnica, procure um ortopedista ou fisioterapeuta e faça uma avaliação. A postura é muito mais importante na sua vida do que você imagina.

ASSISTA O VIDEO MOSTRADO NO PROGRAMA FANTÁSTICO DA REDE GLOBO

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Turbilhão - conheça mais sobre este aparelho)

A temperatura ideal do turbilhão é de 38-40º, é usado para o tratamento das extremidades (perna e braços). O grande diferencial do turbilhão é a mobilidade que ele dá ao paciente,  para movimentar os membros. O jato de água quente que atinge a região lesionada,  promove a analgesia. É indicado principalmente para artrites, entorses, luxações, rigidez e dor pós-operatória, imobilizações pós fraturas e edemas. É contra-indicado para pacientes com feridas abertas e incisões operatórias não cicatrizadas.
     Temperatura:
  • 32°C – tonifica os músculos
  • 37 a 38°C – relaxamento muscular
  • 38 a 40°C – vasodilatação; aumento da circulação sanguínea; diminuição da pressão arterial; aumento do metabolismo; é mais sedante e analgésico.
  • Abaixo de 25°C – pode ser usado no tratamento de regiões edemaciadas.

A pressão do jato de turbilhonamento pode ser regulado para mais ou para menos, e deve ser utilizados por massageamento da região, dessensibilização de coto, diminuição de aderências e fibroses, e alívio de contratura muscular.
Tipos de turbilhão:
Para membros inferiores, para membros superiores e de meio decúbito.
Tempo de tratamento:
Em torno de 20 a 40 minutos
     Técnica de tratamento:
  • Limpar a área com água e sabão neutro ou solicitar ao paciente que faça uma ducha antes do tratamento
  • Direcionar o jato em toda a extensão do segmento, mudando sua posição por algumas vezes durante o tratamento, ou realizar movimentos durante todo o período de tratamento.
  • Deve-se fornecer meios ao paciente para que possa enxugar a região após tratamento
  • É recomendável que se junte à água uma substância anti-séptica. Na falta de uma droga mais adequada, pode ser usada uma solução de permanganato de potássio, bem diluída.
  • É recomendável que se troque a água ao iniciar um novo dia de trabalho e pelo menos mais uma vez ao dia durante as sessões de tratamento.
  • Pode ser usados o turbilhão com água com gelo, onde há associação da crioterapia e da massagem de turbilhão.
     INDICAÇÕES 
  • Artralgia
  • Artrite
  • Anquilose
  • Contusão
  • Contratura
  • Coto doloroso
  • Distensão
  • Espasticidade
  • Hipertonia
  • Fibrose
  • Pré cinético
  • Mialgias e etc.
     CONTRA-INDICAÇÕES
  • Estado febril
  • Processo inflamatório agudo
  • Edema
  • Doenças dermatológicas
  • Feridas abertas e etc


terça-feira, 24 de abril de 2012

Saiba mais sobre ATM (articulaçao temporomandibular) e DTM (disfunção temporomandibular)

DTM, ou disfunção da articulação temporomandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de DTM. Geralmente, a DTM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.

Quais os sintomas da DTM?
Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem D-ATM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas. Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.
Alguns dos sintomas mais comuns de DTM são:
  • Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.
Como tratar a DTM?
Embora não exista uma cura para a DTM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:
  • Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda antiinflamatórios;
  • Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou "splint". Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores;
  • Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse;
  • Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação pode ser recomendada.
hinges

TRABALHO MULTIDISCIPLINAR  NA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Os melhores resultados de um tratamento são conseguidos quando atuam conjuntamente profissionais de diversas áreas. A Fisioterapia tornou-se parte integrante do acesso multidisciplinar no tratamento da DTM e de outras condições dolorosas orofaciais. A Fisioterapia Orofacial acrescenta à equipe uma visão conservadora e preventiva das desordens temporomandibulares e de diversas outras patologias que resultam em dor na face, cabeça ou pescoço.

Na maioria das vezes são pedidos exames radiográficos para avaliação do problema. Após a análise destes exames, ao fazer o encaminhamento para o tratamento da Fisioterapia Orofacial, o profissional deve sempre deixar os exames com seu paciente, para que este possa apresentá-los também ao fisioterapeuta, facilitando a avaliação clínica e a decisão das técnicas a serem usadas. O constante contato de todos os profissionais envolvidos no caso promove um aprimoramento dos conhecimentos científicos, é fundamental para o sucesso do tratamento, além de transmitir ao paciente mais segurança no protocolo escolhido.
Odontologia
A Fisioterapia é realizada em contato contínuo com outros profissionais, principalmente da Odontologia. Juntamente com os dentistas, é realizado o tratamento de pacientes com sinais e sintomas de DTM, confirmados através de avaliação minuciosa. Freqüentemente, o dentista encaminha o paciente para a fisioterapia especializada, podendo acompanhar o caso também com recursos odontológicos ou medicamentosos, ou somente aguardar os resultados do tratamento fisioterapêutico.
Para os casos de DTM, a Fisioterapia Orofacial oferece alívio das dores na musculatura mastigatória e na articulação temporomandibular (ATM), além de melhorar a função. 
Ainda que o paciente não relate dor, alguns casos, como uma hipomobilidade articular, tornam necessária a atuação da Fisioterapia Orofacial para possibilitar que sejam feitos alguns procedimentos odontológicos, como tratamento endodôntico e implantodontia.


Ortodontia
O fisioterapeuta acompanha o tratamento ortodôntico quando surgem dores na musculatura mastigatória e/ou na ATM. A Fisioterapia também pode fazer-se necessária para conduzir o correto desenvolvimento ósseo e muscular em casos de deformidades ou assimetrias.

Reumatologia


Diversas patologias reumatológicas podem afetar músculos e articulações do quarto superior do corpo. O tratamento fisioterapêutico especializado oferece um grande benefício para pacientes com fibromialgia, patologias articulares e ósseas degenerativas (como a artrose), atuando de maneira específica e/ou global. Com recursos como a laserterapia, é possível tratar especificamente a estrutura articular, favorecendo sua regeneração. Além de abolir a crise, os programas de manutenção previnem a recidiva dos sintomas, oferecendo grande conforto ao paciente.


Neurologia
Pacientes com cefaléia do tipo tensão, cefaléia cervicogênica e dores neuropáticas beneficiam-se dos efeitos analgésicos obtidos com a Fisioterapia. O tratamento conservador é vantajoso, pois dá ao paciente a possibilidade de reduzir ou abolir o uso de medicação, melhorando sua qualidade de vida e proporcionando retorno às atividades profissionais e sociais que estão comprometidas pela dor. Associado ao tratamento, o paciente realiza técnicas de relaxamento progressivo e aprende técnicas para evitar ou controlar possíveis crises.
Otorrinolaringologia


Alguns tipos de dor orofacial, como as provocadas pela sinusopatia, podem exigir a atuação conjunta da Otorrinolaringologia e da Fisioterapia, beneficiando-se das técnicas fisioterapêuticas. Os sintomas otológicos que podem ser provocados pela DTM e pela síndrome dolorosa miofascial, como dor no ouvido, zumbido e sensação de "ouvido tampado", também são tratados e acompanhados pelo fisioterapeuta especializado. Crianças com respiração bucal beneficiam-se do tratamento fisioterapêutico para corrigir disfunções orais, favorecer o crescimento ósseo correto, recuperar a função muscular e prevenir a instalação de problemas pulmonares.
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia Plástica


Os recursos fisioterapêuticos aplicados anteriormente à cirurgia podem adiar a mesma ou melhorar as condições físicas e funcionais do paciente, garantindo melhores resultados pós-cirúrgicos, reduzindo o tempo de tratamento e melhorando a qualidade de vida do paciente. 
A Fisioterapia Orofacial é de grande importância no pós-cirúrgico, como nos casos de trauma, neoplasia, próteses faciais, cirurgia ortognática, ou naqueles em que há envolvimento da ATM e musculatura mastigatória. O tratamento visa o alívio das dores, a redução do edema, a reabilitação das funções articular e muscular (como a mímica facial), a recuperação da sensibilidade, a melhora das cicatrizes em seu aspecto tecidual e estético, podendo evitar a necessidade de cirurgias plásticas reparadoras.
Os cirurgiões podem contar com a atuação conjunta da Fisioterapia Orofacial tanto na fase pré quanto pós-cirúrgica.

 Quando encaminhar?

Quando o paciente apresenta alterações posturais, dores articulares, dores musculares (face e cervical), alterações na movimentação (mandibular e cervical) e alterações funcionais, está indicada uma avaliação com fisioterapeuta especializado. Há também indicação para a Fisioterapia Orofacial em caráter preventivo de todas estas condições.
 

Como Tratar dor no Cotovelo

http://www.fm.usp.br/fofito/fisio/pessoal/isabel/biomecanicaonline/articulacoes/cotovelo/figura_21.jpeg

Há várias causas de dor no cotovelo, mas certamente a mais freqüente é uma tendinite comprometendo tendões que se inserem na parte lateral do cotovelo.
O que é tendão?
Tendão é a extremidade do músculo e está firmemente aderido ao osso para, quando o músculo se contrair, mover o osso. Com freqüência, os pacientes chamam tendões de nervos.
Onde se localizam os tendões comprometidos?
Ponha a palma da mão para cima. Deslize seus dedos pelo bordo lateral do antebraço até o cotovelo. O osso que você está palpando é o úmero e nesta região, chamada epicôndilo lateral, inserem-se os tendões dos músculos que fazem a elevação da mão e dos dedos.
O que é tendinite?
O sufixo ite significa inflamação. O mecanismo que gera inflamação na grande maioria das tendinites é semelhante ao que ocorre quando se corta uma cutícula, enfia-se uma felpa embaixo da pele ou de um corte cirúrgico. O tecido é lesado; ele não pode infeccionar e precisa cicatrizar. Cria-se uma reação inflamatória. Células de defesa migram para o local e aparecem calor, vermelhidão, edema e dor. O resultado final é a cicatrização.
O uso continuado dos tendões, principalmente sob tensão, provoca rasgões microscópicos, mas é o suficiente para desencadear uma reação inflamatória. Tendões jovens são flexíveis e resistem às tensões e somente são lesados sob estresse intenso e/ou contínuo. Com o passar dos anos, perdem progressivamente a flexibilidade e ficam expostos às trações exercidas pelas contrações musculares. As tendinites que ocorrem nestas circunstâncias são classificadas como secundárias a microtraumatismos de repetição.
Manifestações clínicas
A dor pode aparecer somente ao se segurar um objeto, ao escrever ou ao carregar um pacote. Pode localizar-se ao redor do epicôndilo lateral e irradiar-se ao longo do antebraço. Os pacientes podem não perceber que a origem da dor é o cotovelo. Às vezes ela é fraca e crônica e outras vezes aguda e muito forte. Pode haver sensação de perda de força de preensão da mão. Outras causas de tendinite do cotovelo são as doenças inflamatórias como artrite reumatóide e gota.
Outras causas de dor no cotovelo:
 
Epicondilite medial(menos freqüente)compromete os músculos que fazem a flexão da mão
Bursite
Lesões ligamentares
Compressão de raiz nervosa
Doenças da articulação
Doenças ósseas
Dor irradiada da coluna cervical ou do ombro.
Tratamento (progressão de acordo com a evolução):
 
Repouso, imobilização, analgésicos ou anti-inflamatórios
Fisioterapia incluindo exercícios de alongamento
Infiltração com corticóide
Cirurgia


segunda-feira, 23 de abril de 2012

COMO DORMIR CORRETAMENTE

Qual a posição correta para dormir?
Se passamos mais de um terço das nossas vidas a dormir, então conseguir um sono tranquilo e uma posição correcta do corpo durante o sono assim como um colchão adequado onde são fundamentais. A posição ideal para dormir correctamente é de lado, a posição fetal: é a posição mais recomendada. Esta posição consiste em ficar de lado com as pernas levemente dobradas, a almofada deve preencher o espaço entre colchão, ombro e cabeça. Muitas vezes uma almofada entre os dois joelhos aumenta o conforto nesta posição. É a posição mais recomendada, pois a coluna fica mais protegida e a respiração flui de forma mais natural.
Esta posição é ainda mais indicada para quem sofre de refluxo gastroesofágico e distúrbio do sono. Sugere-se uma ligeira flexão dos joelhos, dormindo com eles dobrados.

Se usar um travesseiro entre os joelhos, permite elevar coluna vertebral numa posição mais natural. A posição de barriga para baixo compromete os discos da coluna vertebral pelo esforço que é feito pela nuca e zona lombar.
A almofada onde repousa é fundamental verificar se a curvatura entre seu ombro e o seu pescoço encaixam perfeitamente sobre a almofada de modo a não criar zonas de pressão na cervical. Desta forma vai evitar dores musculares e na sua coluna vertebral.

Qual a pior posição para dormir?

Dormir com a barriga voltada para baixo, a chamada posição de bruços, é considerada uma das piores formas de se dormir e que pode causar dores musculares a médio-longo prazo. Veja na imagem abaixo e evite dormir assim:

Colocar uma almofada sob os joelhos ajuda!

Quando existem situações de sono em que a pessoa apenas consegue dormir de barriga para cima, pode colocar um travesseiro sob seus joelhos para dar um apoio à curvatura normal da parte inferior das costas. Isto evita dores musculares nas suas costas nesta posição de sono.

O que deve vestir quando dormir?

Quando vai dormir evite o uso de meias, use roupa larga e confortável de modo a não provocar distúrbios ou compressões na circulação sanguínea.

Qual o melhor colchão para dormir?

Procure dormir sobre uma superfície que se adapte ao seu corpo, ou seja um colchão nem muito mole nem muito duro, um colchão que se adapte ao seu corpo e não o corpo ao colchão. O melhor colchão é firme, nem macio nem rígido demais, seja qual for o material do qual é fabricado. Nele, todas as curvas do corpo têm apoio e a coluna fica recta, sem ser forçada . Por isso, desde há poucos anos atrás os fabricantes de colchões procuram colocar cada vez mais no mercado colchões viscoelásticos. A fórmula do visco-elástico é um material de alta tecnologia, originalmente desenvolvido pela NASA para o Programa Espacial no princípio dos anos 70, destinado a aliviar o aumento da pressão sentido pelos astronautas durante a descolagem e tornar mais confortável a sua estadia no espaço. Pelo facto de um colchão possuir propriedades de visco-elásticas de célula aberta com memória, sensível à temperatura que se adapta e molda aos contornos exactos do nosso corpo, dando-nos um apoio total onde quer que precisemos dele. Quando levantamos o nosso corpo, este regressa ao seu formato original. Existem várias marcas no mercado, embora a patente original da fórmula tenha sido atribuída à Tempur. Actualmente outras marcas de outros colchões e almofadas existem no mercado destinadas ao alívio das dores musculares e do corpo, com maior ou menor percentagem deste material. 
É necessário dormir um sono profundo e reparador numa posição correta e num colchão adequado. Desta forma, o alívio de pontos de pressão durante o tempo que dorme só favorece a musculatura e a sua coluna vertebral e lhe dá energia para enfrentar os desafios de um novo dia.